Olá
Esse tutorial é uma introdução a linguagem de programação web PHP.
Fiz uma tradução básica de um livro e provavelmente vou atualizar muitas coisas com as novidades da linguagem e também a didática e organização dos materiais aqui postados.
Não planejo por enquanto gravar vídeo aulas, apenas vou postar para servir como guia de referência e estudos.
Por falar em gravar, tenho gravado para o JCursos o começo desse material, pode servir para alavancar seus estudos introdutórios. LINK Aqui da PlayList
Aqui na sua direita você encontra listados o que já está postado, e o que eu ainda vou postar pra esse tutorial de PHP Básico.
Bom, espero que gostem do material e se tiverem sugestão ou correções comente abaixo!
Obrigado!
Ensinando aprendemos duas vezes!
Introdução
PHP é uma linguagem de programação do lado do servidor usado para a criação de sites dinâmicos e aplicações web interativas. A sigla PHP originalmente significava “Personal Home Page”, mas como a sua funcionalidade cresceu este foi mudado para “PHP: Hypertext Preprocessor ” Este acrônimo recursivo vem do fato de que leva o código PHP como entrada e produz HTML como saída. Isso significa que os usuários não precisam instalar nenhum software para ser capaz para ver PHP gerado páginas web. Tudo o que é necessário é que o servidor web tem PHP instalado, a fim de interpretar o script.
Em contraste com sites em HTML, sites PHP são geradas dinamicamente. Sendo um site estático composto por um grande número de arquivos HTML, um site PHP pode consistir em apenas uma punhado de arquivos de modelo. Os arquivos de modelo descreve apenas a estrutura do site usando Código PHP, enquanto o conteúdo da web é puxado a partir de um banco de dados e formatação de estilo um Cascading Style Sheet (CSS). Isto fornece um site flexível, que permite a todo o site mudanças a partir de um único local, proporcionando um site que é fácil de projetar, manter e atualizar com novos conteúdos.
Um Content Management System (CMS) ou Sistema de Gestão de Conteúdo, o sistema e geralmente utilizado o PHP como base. Um CMS oferece uma plataforma totalmente integrada para desenvolvimento de sites, consiste em um backend e frontend. O frontend é o que os visitantes vêem quando chegam ao local, enquanto o backend é onde o site pode ser configurado, atualizado e gerenciado por um administrador.
O backend também permite que um desenvolvedor web para alterar arquivos de modelo e modificar plugins, para mais extensivamente personalizar a funcionalidade e estrutura do local. Exemplos de CMS livres baseadas em PHP incluem WordPress, Joomla, Drupal e ModX, com o WordPress e JOOMLA! sendo os mais populares e responsáveis por mais de metade do mercado de CMS.
A primeira versão do PHP foi criado por Rasmus Lerdorf e lançado em 1995. Desde então PHP evoluiu muito a partir de uma linguagem de script simples para um inteiramente caracterizado linguagem de programação web.
A implementação oficial é agora lançado pelo The PHP Group, com o PHP 5.5 sendo a versão mais recente. A linguagem pode ser usado de forma gratuita e é open source, permitindo que os desenvolvedores de estendê-lo para seu próprio uso ou contribuir para o seu desenvolvimento.
PHP é de longe a linguagem mais popular de programação do lado do servidor em uso hoje. Ele detém uma quota de mercado crescer de 75% quando comparado com outras tecnologias do lado do servidor tais como ASP.NET, Java, Ruby e Perl. Uma das razões para a adopção generalizada PHP é a sua independência de plataforma. Ele pode ser instalado em todos os principais servidores da web e sistemas operacionais e usado junto com qualquer grande sistema de banco de dados. Outra forte característica do PHP é sua sintaxe simples de usar baseado em C e Perl, que é fácil de aprender para um recém-chegado, mas também oferece muitos recursos avançados para um programador profissional.
Links Importantes
Site Oficial do PHP: http://www.php.net/
Sumário
- Introdução
- Utilizando PHP
- Variáveis PHP
- Operadores
- String
- Arrays
- Condicionais
- Loops
- Funções
- Classes
- Herança
- Níveis de Acesso
- Static
- Constantes
- Interfaces
- Abstract
- Traits
- Incorporando arquivos
- Indução de Tipo
- Testes Variável
- Conversões de Tipo
- Sobrecarga
- Métodos Mágicos
- Input do Usuário
- Cookies
- Sessions
- Nomespaces
- Referências
- Variáveis Avançadas
- Tratamento de Erros
- Tratamento de Exceções