Na ilha de Boa Vista do Acará existiu um lugar lendário chamado “A PEDRA QUE CHORA”, muitos falavam de seus encantos, de sua beleza, de sua água medicinal, pois diziam que quem tomava banho lá rejuvenescia e curava qualquer doença. Eram lágrimas de uma grande pedra em forma de gruta por onde escorria um fino fio de água dividindo a pedra ao meio, caindo em forma de gotas que brilhavam quando o sol iluminava o local.
Um dia uma linda e bela donzela saiu de casa para o baile anual da cidade, ao entrar no salão ela se encantou com um belo rapaz diferente de todos que ali estavam, suas roupas brilhavam como a de um príncipe, seus olhos eram formado por gotas muito parecidas com as gotas da “Pedra Que Chora”. Com todo esse encanto a bela donzela não resistiu e passou a bailar com o jovem por toda a noite. Depois da meia noite o jovem a convidou para sair e apreciar a bela noite de luar que iluminava o céu. Caminhando pela noite encantada a jovem não percebeu que estava sendo levada para o local da “Pedra que chora”. Lá, o jovem a encantou e a seduziu, a cada momento o fino fio de água se iluminava com a luz da lua cheia, e como por um encanto a grande pedra se abriu, o jovem convidou a donzela para entrar e conhecer o seu reino. Ela entrou e nunca mais saiu.
Seus pais desesperados começaram a procurar sua linda filha, e chegaram até o local onde apenas restavam as roupas e as pegadas da donzela. O desespero tomou conta dos dois, e eles, pai e mãe, juntos, embaixo do fino fio de água, amaldiçoaram o local – “Seja noite, seja dia, a donzela que aqui pisar, febre alta há de queimar sem nunca mais sarar e nenhum herdeiro irá vingar. Mas o dia vai chegar em que a lua cheia vai brilhar e o sol vai queimar cada gota de lágrimas da pedra que nos fez chorar, e nesse dia um jovem guerreiro vai entrar e esse reino destruirá, libertando minha donzela para nunca mais voltar”.
O povo da ilha, para proteger suas filhas da maldição resolveu fechar local e proibir qualquer morador passar perto da Pedra que Chora. Décadas e décadas se passaram, a mãe natureza fez a mata crescer com grandes árvores e uma densa floresta. O povo foi esquecendo a estória, ela foi proibida de ser contada. Os antigos criaram a “Irmandade da Pedra” formada pelos mais fortes e bravos guerreiros da região para proteger o local. Apenas crianças que nascem com a letra M bem definida na palma da mão direita pode se tornar um protetor da Pedra que Chora.
Recentemente uma criança foi encontrada vagando pela ilha, alguns moradores disseram que ela era muito parecida com um jovem caçador que sumira em uma caçada na região. Outros, disseram que a criança era filho da jovem donzela e que as águas sagradas da Pedra que Chora os mantinham sempre jovens. Assim como a criança surgiu, ela desapareceu…
EM BUSCA DESSA ESTÓRIA ESTAMOS LANÇANDO A II CAMINHADA KALUANÃ & EART.
200 ANOS DEPOIS PARTICIPE DESSA CAMINHADA E VIVA UMA GRANDE LENDA.
QUEM PODE PARTICIPAR:
Jovens, Adultos e Idosos que caminhem diariamente e tenham a capacidade de passar por cima de troncos e galhos e suporte de 5km a 7km.
PONTO DE ENCONTRO – Praça da Princesa Isabel, no final da Alcindo Cacela, na Bernardo Sayão.
VALOR DE INSCRIÇÃO – R$25,00 até 27/08/2011 – dará direito a camisa e ao transporte de ida e volta de barco até a Ilha de Boa Vista.
LOCAIS DE INSCRIÇÃO
Loja Top Bike, Rua dos Mundurucus, 2990, entre 14 e A. Cacela – fone: 3259-6698. Preencherá ficha de inscrição na loja.
Depósito Bancário – Ag. 3475-4, CC: 6351-7, Banco Brasil, Nome: Guilherme Bahia. Preencherá ficha de inscrição no dia.
INFORMAÇÕES GERAIS:
LOCAL: ILHA DE BOA VISTA DO ACARÁ.
DATA: 28/08/2011 (DOMINGO).
HORÁRIO ENCONTRO: 07:00h.
HORÁRIO SAÍDA DO PORTO – 08:00 h.
HORÁRIO SAÍDA DE BOA VISTA – 09:00 h.
HORÁRIO CHEGADA EM BELÉM – Entre 11:00h e 12:00h.
Caracteríticas da Trilha: Single-track, travessias, trechos de mata fechada e banho de rio.
PERCURSO: de 5km a 7km.
Guia: Guilherme, Eduardo, Fábio e Edilson.
CONHECIMENTO DE RISCO
Comunicamos a todos que ao participar dos passeios, o participante assume que o está fazendo por livre e espontânea vontade, assumindo todos os riscos, ficando responsável por sua própria integridade física e guarda de seus objetos e pertences, assim como o seu deslocamento até o local onde ocorrer o evento.
Os passeios são realizados, na maioria das vezes, em áreas de difícil acesso, em ambientes rústicos e isolados, e apesar de serem tomadas providências à minimizar os riscos nas áreas, acidentes podem acontecer. A decisão de participar do evento e única e exclusiva do participante que o faz de acordo com suas limitações.
E, que, isento a organização do evento e todos os patrocinadores, de quaisquer danos causados a mim ou a terceiros, por questões físicas ou materiais que me acometam ou que eu venha a dar causa por ato próprio.
RISCOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE
Risco Material: quedas de materiais pessoais, como por exemplo, máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau, bonés, relógios ou qualquer outro produto que possa estar portando no momento do evento;
Riscos gerais de passeios: intempéries climáticas, quedas, escoriações, lesões graves ou gravíssimas por não cumprimento das orientações, queimaduras, insolação, atropelamento, acidente de trânsito, assalto, roubo de materiais, e risco de morte dentre outros.
_________________
Ats. Guilherme Bahia
91-88973125
[email protected]
[email protected]
[email protected]