Veículos como “The New York Times”, “Financial Times” e “CNN”, além de Spotify e Reddit ficaram fora do ar nesta manhã. Erro teve origem no Fastly, um provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos.

Por G1 – 08/06/2021 09h04

Sites de importantes veículos de comunicação do todo o mundo, como o “The New York Times”, “Financial Times”, “CNN”, e de redes sociais como a Twitch e o Reddit, saíram do ar na manhã desta terça-feira (8).
Ao tentar acessar as páginas, usuários encontravam mensagens de que havia falha na conexão ou “Erro 503 serviço não disponível”.
O problema durou cerca de uma hora e meia. Por volta das 8h, as páginas voltaram a funcionar.
Entenda o que causou a falha:

Link do vídeo: globoplay.globo.com/v/9583636/

1. Quais sites foram afetados?

Importantes veículos de comunicação ficaram fora do ar como “The New York Times”, “Le Monde”, “The Guardian”, “Financial Times” e “CNN”, assim como o site do governo britânico.
Algumas redes sociais e serviços também foram afetados, incluindo o Reddit, o Spotify, a Twitch e a Amazon.

2. O que é o Erro 503, que aparece nos sites?

É um erro que indica que o servidor, responsável por intermediar a comunicação entre o site e os usuários, não está pronto para lidar com a solicitação de acesso.
Isso pode acontecer devido a manutenções ou pelo fato de estar sobrecarregado, por exemplo.
Nas páginas que ficaram fora do ar, o erro mostrava ainda a mensagem “Varnish cache server”, que indicava que servidores do provedor Fastly não estavam conseguindo se comunicar corretamente (saiba mais abaixo).
3. O que causou o problema?

O Downdetector, serviço que registra reclamações quando sites ficam fora do ar, apontou que o erro teve origem no Fastly, um provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos.
A chamada nuvem é uma rede de servidores composta por diversos computadores, em vez de centralizar tudo em um só local. Pela nuvem, são armazenados arquivos pela internet. Atualmente, a maioria dos sites aluga espaços dessa rede por meio de empresas especializadas.
O Fastly informou em sua página de status que identificou e corrigiu um problema na configuração de seus serviços nesta manhã, por volta das 6h30.
O erro começou a deixar de aparecer nos sites e aplicativos um pouco depois das 8h.
4. O que o Fastly faz?

O Fastly é um provedor que ajuda a melhorar o tempo de carregamento de sites, além de fornecer outros serviços para aplicativos e plataformas da internet.
Seus serviços incluem uma grande rede de servidores ao redor do mundo projetada para reduzir sobrecargas de tráfego que podem derrubar sites.
Um dos principais produtos da companhia é a rede de fornecimento de conteúdo, ou “CDN, na sigla em inglês.
Por meio de servidores espalhados ao redor do mundo, essa rede reduz a distância entre o usuário e o site, agilizando o carregamento das páginas. Também são utilizadas outras tecnologias como o armazenamento de trechos importantes das plaraformas para acelerar esse processo.
Os serviços que o Fastly oferece atuam entre os usuários e os sites, como se fosse uma camada do meio e, por isso, o acesso a diversas páginas ficou comprometido.

FONTE: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/06/08/sites-fora-do-ar-no-mundo-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-esclarecer.ghtml


Status HTTP: O que são códigos de resposta?

Como você já pode ver, toda página que acessamos na internet inicia com o texto “HTTP”. O HTTP (Hypertext Transfer Protocol, RFC 2616) é o protocolo responsável por fazer a comunicação entre o cliente e o servidor. Dessa forma, a cada “solicitação” feita, o HTTP responde se você obteve sucesso, se não, se há algum erro na página, etc. Estas mensagens de erro são os “status HTTP”.

Por exemplo, os erros de HTTP mais comuns são: erro http 404, erro http 500 e erro http 403.

Dessa forma, para que essa comunicação possa ser feita corretamente, existem os códigos de resposta, que mostram o status do HTTP, a resposta para sua solicitação.

As Classes de Status HTTP

Como existem várias respostas que o servidor pode dar para alguém que acessa uma página na web, há classes de status, que são divisões do que cada resposta representa. Em seguida, elas costumam vir acompanhadas de mais dois números para especificar ainda melhor o que cada código significa.

Classe de status 1XX – Informativa

Simplesmente indica que a solicitação foi recebida e que o servidor está pronto para dar continuidade ao processo. Portanto, não representam um erro.

Os códigos mais comuns dessa classe são:

Classe de status 2XX – Sucesso

Essa classe indica que a solicitação foi recebida, entendida e que será processada com êxito pelo servidor. Assim, são as respostas http para sucesso. Ou seja, tudo correu bem na transação.

Por exemplo, os códigos mais comuns dessa classe são:

Classe de status 3XX – Redirecionamento

Indica que você será redirecionado a outra página. Isso acontece, por exemplo, quando a URL que você pesquisou foi alterada, mas o administrador do site te redireciona para a página atual. Dessa forma, surgem os erros 3XX.

Por exemplo, os códigos mais comuns dessa classe são:

Classe de status 4XX – Erro do cliente

Esse status indica que o servidor não conseguiu processar a solicitação porque o cliente a fez de forma errada ou que não dependa dele, como por exemplo uma página excluída.

Por exemplo, os códigos mais comuns dessa classe são:

Classe de status 5XX – Erro do servidor

Esse status indica que, por um erro do servidor, a sua solicitação não pode ser atendida. Na maioria das vezes está relacionada a permissões dos arquivos ou pastas de software.

Os códigos mais comuns dessa classe são:

Os top 10 status são:

 

Conclusão

Toda conexão do navegador com o servidor HTTP gera um código de resposta. Tanto de sucesso como de falha. Por exemplo, os códigos de status HTTP funcionam como se fossem placas de trânsito. Pare, Siga, Vire a direita… Quando acessamos um site corretamente, há uma resposta com o código 200 (Sucesso). Quando uma página não é encontrada no servidor, surge o código 404 (Não encontrado). Quando uma página mudou de endereço, o HTTP envia o código 301 (Redirecionamento permanente). Ainda assim, existem diversos outros códigos de resposta, menos usados, que representam os status do HTTP. Por fim, agora que você sabe o que cada número inicial indica, fica muito mais fácil identificá-los.  (…)

FONTE: https://www.homehost.com.br/blog/internet/status-http-o-que-sao-codigos-de-resposta/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.