Engenharia de Software | Análise Orientada a Objetos e Projeto Arquitetural
1) Analise as seguintes afirmativas:
I. Extreme Programming, RUP e Prototipação são exemplos de métodos ágeis.
II. Na UML2, diagramas de contextos são usados para representar o sistema e sua interação com atores e ambiente externo.
III. Os padrões de projeto de software são classificados em padrões de criação, estruturais e comportamentais.
IV. A falha para cumprir um requisito funcional pode degradar o sistema e a falha em cumprir um requisito não-funcional pode tornar todo um sistema inútil.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão INCORRETAS
- Apenas as afirmativas I, II e III.
- Apenas as afirmativas II e III.
- Todas as afirmativas.
- Apenas as afirmativas I, III e IV.
- Apenas as afirmativas I e II.
2) Sobre o diagrama de sequencia, analise as assertivas
I. O diagrama de sequencia mostra como os objetos colaboram para a realização de um cenário de uso (parte de um caso de uso).
II. Toda mensagem que chega a um objeto no diagrama de sequencia representa um atributo da classe
III. Novos métodos sendo descobertos na elaboração do diagrama de sequencia demanda atualização frequente do diagrama de classes.
Com base em sua análise, assinale a alternativa correta
- Estão corretas I e III
- Está correta apenas I
- Estão corretas apenas I e II
- Estão corretas apenas II e III
- Está correta apenas III
3) No que se refere as atividades de análise e projeto orientado a objetos, assinale a única alternativa ERRADA.
- A fase de projeto enfatiza os objetos de software e a forma como eles serão interligados.
- A fase de análise visa determinar O QUE o sistema deve fazer para satisfazer aos seus usuários
- Na análise, nos preocupamos em “fazer a coisa certa” e no projeto focamos em “faça certo a coisa”.
- Na fase de análise, desenvolvemos o diagrama de classes completo e detalhado, que não sofrerá alterações na fase de projeto.
- A fase de análise foca no desenvolvimento do modelo de negócios e para tal usa o modelo de casos de uso da UML
4) Um Padrão de Projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torná-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizáveis. Em relação a Padrões de Projeto, analise as afirmações a seguir.
I. Prototype é um tipo de padrão estrutural.
II. Singleton tem por objetivos garantir que uma classe tenha ao menos uma instância e fornecer um ponto global de acesso para ela.
III. Template Method tem por objetivo definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para subclasses.
IV. Iterator fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação subjacente.
É correto apenas o que se afirma em:
- I e IV
- I
- III e IV
- II e III
- II
5) Em linhas gerais, a arquitetura do sistema abrange as decisões sobre a organização do software. Assinale a alternativa a seguir que descrevem essas decisões:
- Descrevem os Casos de Uso do Sistema.
- Definem os hardwares solicitados nessa arquitetura.
- Especificação do comportamento do sistema, que demanda colaborações entre os elementos estruturais;
- Definição dos requisitos de um sistema de software;
- Definição de um estilo de usabilidade;
6) Sobre o diagrama de componentes, analise as assertivas
I. O diagrama de componentes deve ser usado em integração com o diagrama de casos de uso, na modelagem do domínio do problema.
II. O usuário do serviço de um componente deve conhecer bem a sintaxe de suas interfaces
III. Os componentes podem relacionar-se por relacionamentos de composição complexa.
Com base em sua análise, assinale a alternativa correta
- Estão corretas I, II e III
- Estão corretas apenas I e II
- Estão corretas apenas II e III
- Está correta apenas II
- Estão corretas apenas I e III
7) No que se refere as atividades inerentes ao projeto de objetos, analise as assertivas a seguir.
I. O diagrama conceitual de classes já traz as classes completas em termos da definição dos atributos.
II. Refinamento das classes, com inserção de classes de software (de projeto).
III. Inserção de métodos nas classes, com atribuições de responsabilidades.
IV. Análise dos relacionamentos, substituindo as associações por outros relacionamentos semanticamente mais adequados
Com base em sua análise, assinale a única alternativa correta
- Estão corretas I, II e IV
- Estão corretas apenas II e IV
- Está correta apenas I.
- Estão corretas apenas I e II
- Estão corretas apenas II, III e IV.
8) Analise as 2 assertivas a seguir e a relação entre elas, considerando um processo de desenvolvimento iterativo e incremental, como o RUP por exemplo
I. O modelo conceitual de classes é refinado a cada iteração, onde um conjunto de requisitos é considerado
POR QUE
II. O diagrama conceitual de classes deriva do modelo de casos de uso, que também é incrementado a cada iteração
- As duas assertivas estão corretas e a segunda não justifica a primeira
- As duas assertivas estão erradas
- As duas assertivas estão corretas e a segunda justifica a primeira
- A assertiva I está errada e a assertiva II está correta.
- A assertiva I está correta e a assertiva II está errada.
9) Sobre o RUP (Rational Unified Process), analise as assertivas a seguir:
I. É iterativo e incremental
II. Centrado e guiado por casos de usos da UML
III. RUP é dividido em 4 fases: Concepção, Elaboração, Construção e Transição
IV. As fases se sucedem sequencialmente, sem que possamos voltar a anterior.
V. Todos os requisitos devem ser definidos, no inicio, sem que possam ser incluídos novos.
Com base em sua análise, assinale a UNICA alternativa correta
- Estão corretas apenas I e IV
- Estão corretas apenas I, II e III
- Estão corretas apenas III, IV e V
- Estão corretas apenas IV e V
- Estão corretas apenas I e II
10) Existem padrões de projetos que ajudam na atribuição de responsabilidades, fundamentando o raciocínio que deve ser aplicado para tal. Padrões GRASP (general responsibility and assignment software patterns) são padrões gerais de atribuição de responsabilidade em projeto. Assinale a opção abaixo que NÃO é um padrão GASP:
- Solution;
- Low coupling;
- Information Expert;
- Controller.
- Creator;
Gabarito
1- E | 2- A |3- D |4- C |5- C |6- D |7- E |8- C |9- B |10- A|
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