Engenharia de Software | Gerenciamento De Projetos De Software
1) Com o aumento do projeto é comum que pequenas partes de código mal escrito se acumulem e, quando menos se esperar, compromete todo o projeto. Este conceito foi nomeado por Joe Yoder como “Big Ball of Mud”.
É uma técnica controlada para reestruturar um trecho de código existente, alterando sua estrutura interna sem modificar seu comportamento externo.
O trecho acima refere-se à:
- Refatoração
- Propriedade Individual de Código
- Limitar o WIP ( Trabalho em Progresso)
- Feedback
- Programação Estruturada
2) Quando termina um Sprint (ou iteração)?
- Quando o projeto acaba totamente
- Quando todas as tarefas do Sprint Backlog estão completas.
- Quando todos os itens do Product Backlog atingem a Definição de Pronto.
- Quando o Product Owner determina que a Sprint acabou.
- Quando o tempo fixo determinado para a Sprint acaba.
3) Qual afirmação descreve melhor a reunião de revisão da Sprint?
- Ele é usado para parabenizar a equipe se ele fez o que comprometeu a fazer ou a equipe se não cumpriu seus compromissos.
- É uma demonstração no final do Sprint para que todos na organização ofereçam informações sobre o trabalho realizado.
- É a reunião de avaliação interna do trabalho do time (não do produto).
- É quando o time Scrum e as partes interessadas (Dono do Produto/Cliente) verificar se o trabalho proposto para a Sprint foi realizado de acordo com a definição de pronto e com o estabelecido no inicio da Sprint. Uma reunião para aprovar ou rejeitar o trabalho do time realizado na sprint.
- É uma revisão das atividades da equipe durante o Sprint.
4) Para que serve o Daily Scrum (reunião diária ou reunião de pé)?
- Para que o Time de Desenvolvimento informe seus impedimentos ao ScrumMaster.
- Para que o Time de Desenvolvimento preste contas para os clientes do projeto.
- Para promover visibilidade sobre o trabalho e comunicação entre os membros do Time de Desenvolvimento.
- Para que o Time de Desenvolvimento preste contas para o ScrumMaster.
- Para realizar discussões e ajustes técnicos no trabalho do Time de Desenvolvimento.
5) Seu patrocinador pediu esclarecimentos sobre quando os lançamentos do seu produto serão enviados e o que esses lançamentos conterão. Qual produto ágil melhor atenderia às suas necessidades?
- Product Demo
- Protótipo
- Product Owner
- Product Roadmap
- Product Backlog
6) Uma das razões por que se mede a velocidade do Time de Desenvolvimento nos Sprints é…
- Para que o ScrumMaster possa cobrar do Time de Desenvolvimento que ele mantenha sempre a mesma velocidade.
- Não se deve medir a velocidade do Time de Desenvolvimento em nenhum Sprint.
- Para ajudar o Time de Desenvolvimento a decidir o quanto do Product Backlog ele irá selecionar para desenvolver no Sprint.
- Para que o Product Owner possa cobrar do Time de Desenvolvimento que ele tenha uma velocidade cada vez maior.
- Para que o Product Owner possa cobrar do Time de Desenvolvimento que ele mantenha sempre a mesma velocidade.
7) O princípio Ágil
Simplicidade -a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial Pode ser melhor traduzido em quais termos?
- Evite o desperdício
- Qualidade é o que importa
- Trabalhe o mínimo possível
- Maximize o seu trabalho
- Entregue apenas o que estiver pronto
8) Com que frequência a reunião de retrospectiva deve ser realizada e por quê?
- Se o Time de Desenvolvimento está entregando, a reunião de retrospectiva não é necessária.
- Ao final do projeto, porque as lições aprendidas podem ser usadas nos próximos projetos.
- Sempre que o Time de Desenvolvimento achar necessário, pois o time é auto-organizado.
- Sempre que solicitado pelo Gerente de Projetos
- Ao final de cada Sprint, pois é através dela que o Time de Desenvolvimento inspeciona seus processos para então adaptá-los, de forma a melhorar continuamente.
9) Este método foi um dos pioneiros dos métodos ágeis. É uma metodologia de desenvolvimento bastante prescritiva, baseada em Rapid Application Development (RAD)- Desenvolvimento Rápido de Aplicações, ele enfatiza o envolvimento constante do usuário durante todo o projeto. Cria um amplo ciclo de vida de projeto, abrangendo aspectos de um projeto ágil analisando sempre a viabilidade e necessidade do negócio para a implementação.
O ciclo de vida deste método é tanto iterativo e incremental. Portanto, a solução não pode ser entregue à empresa de uma só vez , mas de uma série de incrementos que incrementam a solução com cada entrega. Desta forma, as necessidades de negócios urgentes podem ser priorizadas e abordadas cedo, enquanto características menos importantes são implementadas e entregues mais tarde.
A sentença acima refere-se a que Método ?
- Feature Driven Development (FDD) – Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidades
- Crystal Clear
- Crystal Red
- Crystal Yellow
- Dynamic Systems Development Method (DSDM)- Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos
10) Em que o planejamento Ágil é diferente do tradicional?
- O planejamento é considerado desperdício, então é feito o mínimo possível.
- O plano Ágil não pode ser modificado.
- O planejamento Ágil é similar ao tradicional.
- O planejamento Ágil utiliza apenas o nível de detalhes disponível em cada momento.
- O planejamento Ágil é feito apenas uma vez.
Gabarito
1- A | 2- E | 3- D | 4- C | 5- D | 6- C | 7- E | 8- E | 9- E | 10- D |
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