Lista de Exercícios de Arquitetura Orientada a serviços – SOA e Webservices – Lista 1 (10 Questões)
Questão 1
Uma prática que se tornou comum na área de engenharia foi a adoção de COTS. Qual das características abaixo NÃO pode ser considerada como referente a um componente deste tipo?
a) Apresentam meios de integração padronizados.
b) São componentes comerciais reutilizáveis.
c) Baseiam-se em padrões abertos de interface.
d) Visam proteger tecnologias proprietárias.
e) Facilitam a manutenção do sistema, apesar de acrescentarem alguma complexidade em termos de integração.
Questão 2
Qual conceito pode ser definido como “a capacidade de elementos heterogêneos se comunicarem, compartilhando dados e complementando funcionalidades “?
a) Middleware
b) Interoperabilidade
c) Front-End
d) Back-End
e) COTS
Questão 3
Um protocolo de rede pode ser considerado como um elemento bastante primário de interoperabilidade, e o mesmo pode ser definido em diversas camadas da rede, segundo o modelo OSI. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) O protocolo SMTP atua na camada de aplicação.
b) O protocolo UDP atua na camada de transporte.
c) O protocolo TCP/IP atua na camada de transporte.
d) O protocolo ICMP atua na camada de rede.
e) O protocolo HTTP atua na camada de aplicação.
Questão 4
Considere as afirmativas abaixo acerca de middleware:
I – Permite transparência com relação ao fabricante do banco de dados.
II – O uso de SQL proprietário não diminui a portabilidade com relação ao tipo de banco de dados.
III – Faz a mediação entre Front-End e Back-End.
IV – Permite acessar bancos de dados legados de tecnologias legadas a partir de novas ferramentas de desenvolvimento.
Quantas opções estão corretas?
a) Nenhuma
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
Questão 5
Existem preocupações acerca da reposição e atualização devido a obsolescência, devendo ser levado em conta a existência de similares e o custo ou esforço efetivo para a substituição do mesmo no decorrer do ciclo de vida do sistema. Para satisfazer a este tipo de preocupação, qual fator deve ser considerado na escolha de COTS?
a) Eficiência
b) Eficácia
c) Longevidade
d) Confiabilidade
e) Manutenibilidade
Questão 6
Entre os elementos abaixo, qual deles NÃO é um exemplo de interface padronizada entre linguagens de programação?
a) COM
b) ActiveX
c) RPC
d) RMI
e) BDE
Questão 7
Sobre as tecnologias OLE e DDE, o que podemos afirmar?
a) Voltadas para a integração entre o Delphi e o banco de dados.
b) Tecnologias que funcionam independente do sistema operacional.
c) Permitem a incorporação de uma planilha em um documento texto no pacote Microsoft Office.
d) Foram ambas criadas pela Oracle.
e) São a base do protocolo SOAP.
Questão 8
Considerando-se o CORBA, os EJBs e o DCOM, estes são exemplos de que tipo de tecnologia?
a) Gramáticas XML
b) Objetos Distribuídos
c) Sistemas Operacionais
d) Tecnologias Proprietárias
e) Componentes de Hardware
Questão 9
Qual tecnologia permite um comportamento assíncrono, com acoplamento muito fraco, baseado apenas nas mensagens enviadas pelo canal de comunicação?
a) Mensageria
b) RPC
c) RMI
d) CORBA
e) Banco de dados
Questão 10
Qual a sintaxe que trouxe uma vertiginosa evolução dos modelos de interoperabilidade, sendo de grande utilização nas arquiteturas orientadas a serviço da atualidade?
a) Java
b) HTML
c) XML
d) Delphi
e) C++
RESPOSTAS
Questão 1 – D
Justificativa: Estes componentes, ao apresentarem interfaces padronizadas, podem ser substituídos por outros equivalentes, independente de fornecedor.
Questão 2 – B
Justificativa: A ideia básica por trás da interoperabilidade pode ser definida como a capacidade de elementos heterogêneos se comunicarem, compartilhando dados e complementando funcionalidades. Quanto ao Middleware e COTS, estes viabilizam a interoperabilidade em determinados contextos restritos.
Questão 3 – C
Justificativa: Esta é uma confusão comum em diversos blogs e discussões acerca de redes. Em verdade são dois protocolos: o TCP atuando na camada de transporte, e o IP atuando na camada de rede. Não existe o protocolo TCP/IP.
Questão 4 – D
Justificativa: A opção II está incorreta, pois para manter a portabilidade de banco de dados deve ser utilizado apenas o SQL ANSI. As demais opções estão corretas.
Questão 5 – C
Justificativa: O fator que satisfaz à necessidade apresentada é a longevidade, pois eficiência e eficácia referem-se às características funcionais próprias do sistema, e confiabilidade e manutenibilidade referem-se a características de manutenção pontuais dos COTS, sem uma visão de atualização e reposição no decorrer do tempo.
Questão 6 – E
Justificativa: Enquanto as demais opções permitem o uso de linguagens de programação distintas na implementação dos componentes, o BDE trata de um middleware exclusivo do Delphi para acesso a banco de dados.
Questão 7 – C
Justificativa: Quem é voltado exclusivamente para integração entre Delphi e banco de dados é o BDE. Quanto ao OLE e DDE, estas são tecnologias da Microsoft, que executam em ambiente Windows, e são muito utilizadas na integração entre os softwares do pacote Microsoft Office. Quanto ao protocolo SOAP, ele é baseado em sintaxe XML.
Questão 8 – B
Justificativa: Os três são exemplos de objetos distribuídos (software), sendo que o CORBA não é tecnologia proprietária. Nenhum dos exemplos define uma gramática XML e, por fim, não são sistemas operacionais, como seria o caso do Windows e do Linux.
Questão 9 – A
Justificativa: O conceito exposto é a própria definição de sistemas de mensageria, além de ser a única das cinco tecnologias citadas que viabiliza nativamente o comportamento assíncrono.
Questão 10 – C
Justificativa: As arquiteturas orientadas a serviço da atualidade trabalham muito com a sintaxe XML, particularmente com o uso do mesmo através do protocolo SOAP. Como características fortes da sintaxe podemos ressaltar a facilidade de manuseio por qualquer linguagem e a transparência na transmissão através de firewalls.
Material retirado da Web.
Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!