Lista de Exercícios de UML – Lista 01 (10 Questões)
Questão 1
Como se chama o princípio que diz que o acesso aos atributos de uma classe deve ser somente pelos métodos da classe e não diretamente por outra classe?
- Encapsulamento
- Herança
- Polimorfismo
- Entropia
- Visibilidade
Questão 2
No que se refere aos conceitos de Herança e Polimorfismo, analise as sentenças a seguir:
I – A herança garante reuso e consequente economia de tempo e dinheiro.
II – O polimorfismo diz que os atributos devem ter visibilidade privada.
III – Sem herança não há como ter polimorfismo.
IV – O encapsulamento visa garantir o desenvolvimento de classes independentes.
Com base em sua análise, assinale a assertiva correta:
- Estão corretas apenas I, III e IV.
- Estão corretas apenas I e III.
- Estão corretas I, II, III e IV.
- Estão corretas apenas I e IV.
- Está correta apenas a III.
Questão 3
Quando um objeto se comunica com outro, ele envia ao destino:
- Uma mensagem
- Uma herança
- Um atributo
- Um método
- Um sinal
Questão 4
A propriedade que prega que novos componentes de software podem ser desenvolvidos a partir de outros, já existentes, sem afetar o comportamento do componente de origem, se relaciona:
- À herança
- Ao polimorfismo
- À reusabilidade
- À extensibilidade
- Ao atributo
Questão 5
Marque a alternativa com a qual a atividade de análise se relaciona:
- Faça a coisa certa.
- Faça certo a coisa.
- Faça sempre o melhor.
- Faça a coisa.
- Faça com cuidado.
Questão 6
No que se refere à UML (Linguagem Unificada de modelagem), assinale a única alternativa INCORRETA:
- É independente de processo de desenvolvimento de software.
- Contém um conjunto de diagramas com diferentes visões.
- É voltada especificamente para a modelagem de requisitos.
- Destina-se à visualização, especificação, construção e documentação de sistemas orientados a objeto.
- Nasceu da união de métodos usados, na época, pelos principais profissionais do mercado.
Questão 7
Como se chama o diagrama que mostra as funcionalidades do sistema e os atores que com elas interagem?
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Estados
- Diagrama de Casos de Uso
- Diagrama de Componentes
- Diagrama de Sequência
Questão 8
Assinale a opção que apresenta o diagrama da UML que mostra o comportamento do ciclo de vida de cada objeto:
- Diagrama de Estado
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Colaboração
- Diagrama de Objetos
- Diagrama de Implantação
Questão 9
Sobre os modelos de desenvolvimento de software dito interativos, analise as assertivas.
I – São processos onde o ciclo de vida do sistema é dividido em uma série de miniprojetos e de curta duração.
II – Cada iteração contém um subconjunto das funcionalidades do sistema.
III – Em cada iteração temos as atividades de levantamento de requisitos, análise de requisitos, projeto, implementação, testes e implantação.
IV – São modelos ultrapassados e pouco adequados para uso da UML.
Com base nas assertivas, assinale a única alternativa CORRETA:
- Estão corretas apenas I, II e III.
- Estão corretas apenas I e II.
- Estão corretas I, II, III e IV.
- Estão corretas apenas II e IV
- Estão corretas apenas I, III e IV.
Questão 10
Durante a fase de análise de requisitos e análise do sistema, pode ser necessária a modelagem de algum fluxo de trabalho relevante, ou um caso de uso mais complexo. Nesse caso, qual diagrama da UML é o mais indicado?
- Diagrama de Atividades
- Diagrama de Estados
- Diagrama de Comunicação
- Diagrama de Implantação
- Diagrama de Componentes
RESPOSTAS
Questão 1 – A
Justificativa: O encapsulamento garante a inviolabilidade dos métodos e consequentemente do estado de um objeto. Apenas métodos da própria classe podem acessar seus atributos, garantindo a proteção dos dados.
Questão 2 – A
Justificativa: I – Correta; II – Incorreta, de acordo com o conceito de encapsulamento; III – Correta; IV – Correta.
Questão 3 – A
Justificativa: Os objetos se relacionam por mensagens.
Questão 4 – DJustificativa: Estender uma classe significa agregar funcionalidade com base no que já existe.
Questão 5 – A
Justificativa: A atividade de análise compreende “o que fazer”, ou seja, “faça a coisa certa”.
Questão 6 – C
Justificativa: A UML especifica diagramas para modelagem com várias visões, em diferentes momentos do processo de desenvolvimento e não apenas na modelagem de requisitos.
Questão 7 – C
Justificativa: Os casos de uso retratam as funcionalidades do sistema e como os atores interagem com essas funcionalidades. O diagrama que agrupa os casos de uso chama-se Diagrama de Casos de Uso.
Questão 8 – A
Justificativa: O ciclo de vida de um objeto é representado pelos estados que o mesmo possui e todas as transições de estados que ocorrem.
Questão 9 – A
Justificativa: I – Correta, é o conceito de processo iterativo; II – Correta, a ideia é justamente dividir as iterações no desenvolvimento de um pedaço do sistema III – Correta, em cada iteração há um ciclo completo de desenvolvimento; IV – Incorreta, são modelos muito usados hoje e, como já vimos, a UML não está voltada para nenhum processo específico, adaptando-se a qualquer modelo.
Questão 10 – A
Justificativa: O Diagrama de Atividades é útil para descrever a lógica de procedimentos, processos de negócios e fluxos de trabalho, suportando processamento sequencial e paralelo. Podemos incluir aqui ajuda no entendimento de um caso de uso de maior complexidade, cuja lógica pode ser mais bem visualizada sob a forma de diagrama.
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