José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Engenharia de Software |  Gerenciamento De Projetos De Software 


1) Com o aumento do projeto é comum que pequenas partes de código mal escrito se acumulem e, quando menos se esperar, compromete todo o projeto. Este conceito foi nomeado por Joe Yoder como “Big Ball of Mud”.

É uma técnica controlada para reestruturar um trecho de código existente, alterando sua estrutura interna sem modificar seu comportamento externo.
O trecho acima refere-se à:

  1. Refatoração
  2. Propriedade Individual de Código
  3. Limitar o WIP ( Trabalho em Progresso)
  4. Feedback
  5. Programação Estruturada


 

2) Quando termina um Sprint (ou iteração)?

  1. Quando o projeto acaba totamente
  2. Quando todas as tarefas do Sprint Backlog estão completas.
  3. Quando todos os itens do Product Backlog atingem a Definição de Pronto.
  4. Quando o Product Owner determina que a Sprint acabou.
  5. Quando o tempo fixo determinado para a Sprint acaba.

 

3) Qual afirmação descreve melhor a reunião de revisão da Sprint?

  1. Ele é usado para parabenizar a equipe se ele fez o que comprometeu a fazer ou a equipe se não cumpriu seus compromissos.
  2. É uma demonstração no final do Sprint para que todos na organização ofereçam informações sobre o trabalho realizado.
  3. É a reunião de avaliação interna do trabalho do time (não do produto).
  4. É quando o time Scrum e as partes interessadas (Dono do Produto/Cliente) verificar se o trabalho proposto para a Sprint foi realizado de acordo com a definição de pronto e com o estabelecido no inicio da Sprint. Uma reunião para aprovar ou rejeitar o trabalho do time realizado na sprint.
  5. É uma revisão das atividades da equipe durante o Sprint.

 

4) Para que serve o Daily Scrum (reunião diária ou reunião de pé)?

  1. Para que o Time de Desenvolvimento informe seus impedimentos ao ScrumMaster.
  2. Para que o Time de Desenvolvimento preste contas para os clientes do projeto.
  3. Para promover visibilidade sobre o trabalho e comunicação entre os membros do Time de Desenvolvimento.
  4. Para que o Time de Desenvolvimento preste contas para o ScrumMaster.
  5. Para realizar discussões e ajustes técnicos no trabalho do Time de Desenvolvimento.

5) Seu patrocinador pediu esclarecimentos sobre quando os lançamentos do seu produto serão enviados e o que esses lançamentos conterão. Qual produto ágil melhor atenderia às suas necessidades?

  1. Product Demo
  2. Protótipo
  3. Product Owner
  4. Product Roadmap
  5. Product Backlog

6) Uma das razões por que se mede a velocidade do Time de Desenvolvimento nos Sprints é…

  1. Para que o ScrumMaster possa cobrar do Time de Desenvolvimento que ele mantenha sempre a mesma velocidade.
  2. Não se deve medir a velocidade do Time de Desenvolvimento em nenhum Sprint.
  3. Para ajudar o Time de Desenvolvimento a decidir o quanto do Product Backlog ele irá selecionar para desenvolver no Sprint.
  4. Para que o Product Owner possa cobrar do Time de Desenvolvimento que ele tenha uma velocidade cada vez maior.
  5. Para que o Product Owner possa cobrar do Time de Desenvolvimento que ele mantenha sempre a mesma velocidade.

7) O princípio Ágil

Simplicidade -a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial Pode ser melhor traduzido em quais termos?

  1. Evite o desperdício
  2. Qualidade é o que importa
  3. Trabalhe o mínimo possível
  4. Maximize o seu trabalho
  5. Entregue apenas o que estiver pronto

8) Com que frequência a reunião de retrospectiva deve ser realizada e por quê?

  1. Se o Time de Desenvolvimento está entregando, a reunião de retrospectiva não é necessária.
  2. Ao final do projeto, porque as lições aprendidas podem ser usadas nos próximos projetos.
  3. Sempre que o Time de Desenvolvimento achar necessário, pois o time é auto-organizado.
  4. Sempre que solicitado pelo Gerente de Projetos
  5. Ao final de cada Sprint, pois é através dela que o Time de Desenvolvimento inspeciona seus processos para então adaptá-los, de forma a melhorar continuamente.

 

9) Este método foi um dos pioneiros dos métodos ágeis. É uma metodologia de desenvolvimento bastante prescritiva, baseada em Rapid Application Development (RAD)- Desenvolvimento Rápido de Aplicações, ele enfatiza o envolvimento constante do usuário durante todo o projeto. Cria um amplo ciclo de vida de projeto, abrangendo aspectos de um projeto ágil analisando sempre a viabilidade e necessidade do negócio para a implementação.
O ciclo de vida deste método é tanto iterativo e incremental. Portanto, a solução não pode ser entregue à empresa de uma só vez , mas de uma série de incrementos que incrementam a solução com cada entrega. Desta forma, as necessidades de negócios urgentes podem ser priorizadas e abordadas cedo, enquanto características menos importantes são implementadas e entregues mais tarde.
A sentença acima refere-se a que Método ?

  1. Feature Driven Development (FDD) – Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidades
  2. Crystal Clear
  3. Crystal Red
  4. Crystal Yellow
  5. Dynamic Systems Development Method (DSDM)- Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

10) Em que o planejamento Ágil é diferente do tradicional?

  1. O planejamento é considerado desperdício, então é feito o mínimo possível.
  2. O plano Ágil não pode ser modificado.
  3. O planejamento Ágil é similar ao tradicional.
  4. O planejamento Ágil utiliza apenas o nível de detalhes disponível em cada momento.
  5. O planejamento Ágil é feito apenas uma vez.

 

 



Gabarito

1- A | 2- E | 3- D | 4- C | 5- D | 6- C | 7- E | 8- E | 9- E | 10- D |

 


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novembro 29th, 2017

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