José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de UML – Lista 01 (10 Questões)


Questão 1

Como se chama o princípio que diz que o acesso aos atributos de uma classe deve ser somente pelos métodos da classe e não diretamente por outra classe?

  1. Encapsulamento
  2. Herança
  3. Polimorfismo
  4. Entropia
  5. Visibilidade


Questão 2

No que se refere aos conceitos de Herança e Polimorfismo, analise as sentenças a seguir:

I – A herança garante reuso e consequente economia de tempo e dinheiro.

II – O polimorfismo diz que os atributos devem ter visibilidade privada.

III – Sem herança não há como ter polimorfismo.

IV – O encapsulamento visa garantir o desenvolvimento de classes independentes.

Com base em sua análise, assinale a assertiva correta:

  1. Estão corretas apenas I, III e IV.
  2. Estão corretas apenas I e III.
  3. Estão corretas I, II, III e IV.
  4. Estão corretas apenas I e IV.
  5. Está correta apenas a III.

Questão 3

Quando um objeto se comunica com outro, ele envia ao destino:

  1. Uma mensagem
  2. Uma herança
  3. Um atributo
  4. Um método
  5. Um sinal

Questão 4

A propriedade que prega que novos componentes de software podem ser desenvolvidos a partir de outros, já existentes, sem afetar o comportamento do componente de origem, se relaciona:

  1. À herança
  2. Ao polimorfismo
  3. À reusabilidade
  4. À extensibilidade
  5. Ao atributo

Questão 5

Marque a alternativa com a qual a atividade de análise se relaciona:

  1. Faça a coisa certa.
  2. Faça certo a coisa.
  3. Faça sempre o melhor.
  4. Faça a coisa.
  5. Faça com cuidado.

Questão 6

No que se refere à UML (Linguagem Unificada de modelagem), assinale a única alternativa INCORRETA:

  1. É independente de processo de desenvolvimento de software.
  2. Contém um conjunto de diagramas com diferentes visões.
  3. É voltada especificamente para a modelagem de requisitos.
  4. Destina-se à visualização, especificação, construção e documentação de sistemas orientados a objeto.
  5. Nasceu da união de métodos usados, na época, pelos principais profissionais do mercado.

Questão 7

Como se chama o diagrama que mostra as funcionalidades do sistema e os atores que com elas interagem?

  1. Diagrama de Classes
  2. Diagrama de Estados
  3. Diagrama de Casos de Uso
  4. Diagrama de Componentes
  5. Diagrama de Sequência

Questão 8

Assinale a opção que apresenta o diagrama da UML que mostra o comportamento do ciclo de vida de cada objeto:

  1. Diagrama de Estado
  2. Diagrama de Classes
  3. Diagrama de Colaboração
  4. Diagrama de Objetos
  5. Diagrama de Implantação

Questão 9

Sobre os modelos de desenvolvimento de software dito interativos, analise as assertivas.

I – São processos onde o ciclo de vida do sistema é dividido em uma série de miniprojetos e de curta duração.

II – Cada iteração contém um subconjunto das funcionalidades do sistema.

III – Em cada iteração temos as atividades de levantamento de requisitos, análise de requisitos, projeto, implementação, testes e implantação.

IV – São modelos ultrapassados e pouco adequados para uso da UML.

Com base nas assertivas, assinale a única alternativa CORRETA:

  1. Estão corretas apenas I, II e III.
  2. Estão corretas apenas I e II.
  3. Estão corretas I, II, III e IV.
  4. Estão corretas apenas II e IV
  5. Estão corretas apenas I, III e IV.

Questão 10

Durante a fase de análise de requisitos e análise do sistema, pode ser necessária a modelagem de algum fluxo de trabalho relevante, ou um caso de uso mais complexo. Nesse caso, qual diagrama da UML é o mais indicado?

  1. Diagrama de Atividades
  2. Diagrama de Estados
  3. Diagrama de Comunicação
  4. Diagrama de Implantação
  5. Diagrama de Componentes


RESPOSTAS

Questão 1 – A

Justificativa: O encapsulamento garante a inviolabilidade dos métodos e consequentemente do estado de um objeto. Apenas métodos da própria classe podem acessar seus atributos, garantindo a proteção dos dados.

Questão 2 – A

Justificativa: I – Correta; II – Incorreta, de acordo com o conceito de encapsulamento; III – Correta; IV – Correta.

Questão 3 – A

Justificativa: Os objetos se relacionam por mensagens.

Questão 4 – DJustificativa: Estender uma classe significa agregar funcionalidade com base no que já existe.

Questão 5 – A

Justificativa: A atividade de análise compreende “o que fazer”, ou seja, “faça a coisa certa”.

Questão 6 – C

Justificativa: A UML especifica diagramas para modelagem com várias visões, em diferentes momentos do processo de desenvolvimento e não apenas na modelagem de requisitos.

Questão 7 – C

Justificativa: Os casos de uso retratam as funcionalidades do sistema e como os atores interagem com essas funcionalidades. O diagrama que agrupa os casos de uso chama-se Diagrama de Casos de Uso.

Questão 8 – A

Justificativa: O ciclo de vida de um objeto é representado pelos estados que o mesmo possui e todas as transições de estados que ocorrem.

Questão 9 – A

Justificativa: I – Correta, é o conceito de processo iterativo; II – Correta, a ideia é justamente dividir as iterações no desenvolvimento de um pedaço do sistema III – Correta, em cada iteração há um ciclo completo de desenvolvimento; IV – Incorreta, são modelos muito usados hoje e, como já vimos, a UML não está voltada para nenhum processo específico, adaptando-se a qualquer modelo.

Questão 10 – A

Justificativa: O Diagrama de Atividades é útil para descrever a lógica de procedimentos, processos de negócios e fluxos de trabalho, suportando processamento sequencial e paralelo. Podemos incluir aqui ajuda no entendimento de um caso de uso de maior complexidade, cuja lógica pode ser mais bem visualizada sob a forma de diagrama.


Material retirado da Web.

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agosto 17th, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Linguagem de modelagem unificada (UML)

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