José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Qualidade de Software – Lista 4 (15 questões)



Questão 1

Marque a opção referente à norma que possui a autonomia para realizar a autoavaliação.

a) 15.504

b) 1.961

c) 9.162

d) 15.500

e) 12.504


Questão 2

Marque a opção verdadeira.

a) Utiliza-se a ISO/IEC 15.504 para determinar a situação no início de uma iniciativa e para avaliar o progresso durante ela.

b) Utiliza-se a ISO/IEC 15.504 para sugerir a situação no início de uma iniciativa e para avaliar o processo durante ela.

c) Utiliza-se a ISO/IEC 15.504 para sugerir a situação no início de uma atividade e para verificar o processo durante ela.

d) Utiliza-se a ISO/IEC 15.504 para sugerir a situação no desenvolvimento de uma atividade e para verificar o projeto durante ela.

e) Utiliza-se a ISO/IEC 15.504 para identificar a situação no início de uma atividade e para avaliar o processo durante ela.


Questão 3

Observe a afirmativa: Utiliza-se a ISO/IEC 15504 para determinar a situação no início de uma iniciativa e para avaliar o progresso durante a mesma. Irá fornecer um perfil detalhado do estado dos processos, mensurados de acordo com um modelo que representa um consenso internacional.

Sobre a afirmativa é pertinente que a norma possui qual referência?

a) As melhores práticas.

b) As melhores aplicações.

c) As melhores avaliações.

d) As melhores validações.

e) As melhores normas.


Questão 4

Utiliza-se a ISO/IEC 15504 para determinar a situação no início de uma iniciativa e para avaliar o progresso durante a mesma. Marque a oção correta sobre os processos de melhoria de processo:

a) Diagnóstico próprio, normas para certificações, necessidades do negócio

b) Diagnóstico do projeto, normas para comparações, necessidades do processo

c) Diagnóstico próprio, normas para comparações, necessidades do projeto

d) Diagnóstico software, normas para validações, necessidades do processo

e) Diagnóstico próprio, normas para comparações, necessidades do negócio


Questão 5

De acordo com a citação “A determinação da capacidade preocupa-se com a avaliação de uma organização ou de um projeto para determinar os _____________________de um contrato, de um desenvolvimento ou da entrega de serviços”.

Marque a opção correta que coleta a citação:

a) Riscos coerentes ao resultado bem sucedido

b) Riscos indiferentes ao resultado bem sucedido

c) Requisitos inerentes ao resultado bem sucedido da avaliação

d) Requisitos diferentes ao resultado bem sucedido

e) Riscos inerentes ao resultado bem sucedido


Questão 6

(CGU/2008) Um modelo de qualidade define os requisitos que as organizações devem seguir para se capacitarem segundo ele. Dentre as opções abaixo, assinale a que se refere exclusivamente aos modelos de qualidade de software.

a) CMMI, MPS.BR, COBIT

b) CMMI, COBIT, ISO 9.001

c) CMMI, MPS.BR, ISO 9.001, COBIT

d) CMMI, MPS.BR, ISO 9.000-1

e) CMMI, ISO 12.207, ISO 15.504, ISO 20.000, ITIL


Questão 7

(TRT/2013) O CMMI é uma abordagem para a melhoria de processos. Existem duas representações do CMMI, a representação contínua e a representação por estágios. A representação contínua é projetada para permitir à empresa focar em processos específicos que deseja melhorar em função de suas prioridades. A avaliação pela representação contínua mede a capacidade da empresa em relação a um ou mais processos. Existem quatro níveis de capacidade, que são respectivamente:

a) 0- Inicial; 1- Gerenciado; 2- Definido; 3- Em otimização.

b) 0- Incompleto; 1- Gerenciado; 2- Definido; 3- Otimizado.

c) 0- Incompleto; 1- Realizado; 2- Gerenciado; 3- Definido.

d) 0- Inicial; 1- Realizado; 2- Gerenciado; 3- Quantitativamente gerenciado.

e) 0- Inicial; 1- Definido; 2- Gerenciado; 3- Otimizado.


Questão 8

(SAD/PE – 2010) Qualidade de software é o grau para o qual um software possui uma combinação desejável de atributos, que, adicionalmente, deve ser claramente definida, caso contrário, uma avaliação da qualidade será realizada de modo intuitivo. Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Acerca dos conceitos gerais de medição de qualidade de software, assinale a opção correta:

a) No modelo IEEE de qualidade de software, um fator de qualidade é uma entidade mais genérica que um atributo de qualidade.

b) Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produto de software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.

c) De forma geral, os modelos de qualidade da ISO são focados na qualidade de produtos de software, e os modelos CMMI focados na qualidade do processo de software.

d) O modelo de referência para medição de qualidade de produto de software da ISO propõe quatro diferentes perspectivas, mediante as quais podem ser desenvolvidas métricas de medição de atributos de qualidade interna, externa, de operação e de uso.

e) Os atributos de qualidade de software, nos modelos de qualidade ISO, são organizados conforme seis características, sendo três delas internas (eficiência, manutenibilidade e portabilidade) e as outras três externas (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade).


Questão 9

(DPE/2013) O CMMI-DEV V 1.3 (Capability Maturity Model Integration for Development) apresenta 22 áreas de processo. Considerando a representação por estágios, essas áreas de processo se classificam em níveis de maturidade. Assinale a alternativa que contém apenas áreas de processo referentes ao nível de maturidade de número 3:

a) Integração de produto e gerenciamento de riscos.

b) Planejamento de projeto e gerenciamento de configuração.

c) Gerenciamento quantitativo de projeto e validação.

d) Medição, análise e resolução de causas.

e) Verificação e gerenciamento de requisitos.


Questão 10

Observando o gráfico referente ao CMMI, podemos afirmar que os processos são realmente medidos e controlados no nível:

a) Otimizado

b) Definido

c) Gerenciado

d) Quantitativamente gerenciado

e) Inicial


Questão 11

Devido a necessidade do grande investimento para o CMMI indica-se como alternativa o ________ principalmente para empresas de pequeno e médio porte.

Marque a opção correta:

a) MRS-BR

b) PMI-BR

c) ISO/IEC

d) SOFTEX

e) MPS-BR


Questão 12

Referente ao fluxograma do MPS-BR observamos que os documentos estão atrelados aos métodos. Com base nesta afirmativa marque a opção correta sobre quais guias estão relacionadas ao modelo de referência:

a) Guia geral, guia de certificação, guia de aquisição

b) Guia geral, guia de implementação, guia de avaliação

c) Guia de certificação, guia de implementação, guia de aquisição

d) Guia geral, guia de implementação, guia de documentação

e) Guia geral, guia de implementação, guia de aquisição


Questão 13

Referente ao fluxograma do MPS-BR observamos que os documentos estão atrelados aos métodos. Com base nesta afirmativa marque a opção correta sobre quais normas estão relacionadas ao modelo de referência:

a) ISO/IEC 12307 e ISO/IEC 15500

b) ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15500

c) ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 15504

d) ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 9126

e) ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504


Questão 14

Referente ao fluxograma do MPS-BR observamos que os documentos estão atrelados aos métodos. Com base nesta afirmativa marque a opção correta sobre qual documento é oriundo do MN-MPS (modelo de negócio)?

a) Guia de avaliação

b) Documentação

c) Modelo de referência

d) Guia de aquisição

e) Documentos do programa


Questão 15

Com base nos esquemas gráficos que representam os modelos CMMI e MPS temos para o modelo CMMI – 5 estágio e para o MPS-BR – 7 estágios. Sendo que o MPS-BR se destaca no nível definido em duas escalas diferentes. Marque a opção que as identifica:

a) Parcialmente e largamente definido

b) Gerencialmente e largamente definido

c) Parcialmente e gerencialmente definido

d) Gerenciado e otimizadamente definido

e) Definido e largamente definido


 

 

RESPOSTAS

Questão 1 – A

Justificativa: A avaliação SPICE (15.504) pode ser realizada por um organismo independente, pela organização-cliente ou pela própria entidade (autoavaliação).

Questão 2 – A

Justificativa: Utiliza-se a ISO/IEC 15504 para determinar a situação no início de uma iniciativa e para avaliar o progresso durante ela.

Questão 3 – A

Justificativa: Irá fornecer um perfil detalhado do estado dos processos, mensurados de acordo com um modelo que representa um consenso internacional sobre as melhores práticas.

Questão 4 – E

Justificativa:

Questão 5 – E

Justificativa: A determinação da capacidade preocupa-se com a avaliação de uma organização ou de um projeto para determinar os riscos inerentes ao resultado bem sucedido de um contrato, de um desenvolvimento ou da entrega de serviços.

Questão 6 – D

Justificativa: Os modelos de qualidade de software são: CMMI, MPS.BR, ISO 9.000-1.

Questão 7 – C

Justificativa: A avaliação pela representação contínua mede a capacidade da empresa em relação a um ou mais processos; existem quatro níveis de capacidade, que são respectivamente: 0- Incompleto; 1- Realizado; 2- Gerenciado; 3- Definido.

Questão 8 – B

Justificativa: Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produto de software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.

Questão 9 – A

Justificativa: A primeira alternativa contém apenas áreas de processo referentes ao nível de maturidade de número 3 – Integração de Produto e Gerenciamento de Riscos.

Questão 10 – D

Justificativa: O gráfico demonstra que o nível é o 4, onde o processo é quantitativamente gerenciado.

Questão 11 – E

Justificativa: Devido a necessidade do grande investimento para o CMMI indica-se como alternativa o MPS-BR principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Inclusive tem sido uma exigência para as licitações de empresas governamentais e não governamentais.

Questão 12 – E

Justificativa: Referente ao fluxograma do MPS-BR, observamos que os documentos estão atrelados aos métodos. Com base nesta afirmativa as guias que estão relacionadas ao modelo de referência são guia geral, guia de implementação, guia de aquisição.

Questão 13 – E

Justificativa: Referente ao fluxograma do MPS-BR, observamos que os documentos estão atrelados aos métodos. Com base nesta afirmativa as NORMAS que estão relacionadas ao modelo de referência são ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504.

Questão 14 – E

Justificativa: Referente ao fluxograma do MPS-BR, observamos que os documentos estão atrelados aos métodos. Com base nesta afirmativa o documento oriundo do modelo de negócio são os documentos do negócio.

Questão 15 – A

Justificativa: Nos esquemas gráficos que representam os modelos CMMI e MPS temos para o modelo CMMI – 5 estágio e para o MPS-BR – 7 estágios. Sendo que o MPS-BR se destaca no nível definido em duas escalas diferentes são: parcialmente e largamente definido.

 



Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

setembro 1st, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Qualidade de Software

Tags:, ,