José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Modelo de Maturidade de Software – Lista 7


Questão 1
Os desenvolvedores de software buscam cada vez mais qualidade em seus produtos. Atualmente, qualidade é uma exigência e deve ser medida devido:
I. A processos muito bem definidos.
II. À falta de controle sobre o processo.
III. Ao caos que aumenta em função da complexidade do produto.
IV. A métricas bem definidas para apoio à tomada de decisão.
a) Apenas I, II
b) Apenas I, II, III
c) Apenas II, III
d) Apenas II, III, IV
e) Apenas I, II, IV


Questão 2
Uma das metas do programa MPS.BR é impulsionar a melhoria da capacidade de desenvolvimento de software e serviços nas empresas brasileiras. O MSP.BR é composto de _____ níveis de maturidade:
a) Quatro
b) Cinco
c) Seis
d) Sete
e) Oito


Questão 3
CMMI (Capability Maturity Model Integration):
I. É um modelo que descreve orientações para a definição e implantação de processos.
II. O modelo não descreve processo algum; são orientações definidas através das práticas especificadas.
III. É um método de avaliação de software.
IV. É um modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade do software.
Quais das descrições acima são corretas?
a) Apenas I, III
b) Apenas I, II, III
c) Apenas II, III
d) Apenas II, III, IV
e) Todas


Questão 4
O modelo CMMI organiza as áreas de processo (PAs) em quatro áreas de conhecimento para a escolha da organização quando da seleção de um modelo CMMI. Indique qual área de processo cobre o desenvolvimento de sistemas de software, disciplina focada na aplicação sistemática e quantificável.
a) Engenharia de sistemas
b) Produto e processo de desenvolvimento integrado
c) Engenharia de software
d) Monitoramento de fornecedores
e) Gerenciamento de projeto


Questão 5
No MPS.BR, são definidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e suas capacidades. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização. Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.
a) A (otimizado), B (gerenciado quantitativamente), C (definido), D (largamente definido), E (parcialmente definido), F (gerenciado), G (inicial).
b) A (otimizado), B (parcialmente otimizado), C (definido), D (largamente definido), E (parcialmente definido), F (gerenciado), G (parcialmente gerenciado).
c) A (em otimização), B (gerenciado quantitativamente), C (definido), D (largamente definido), E (parcialmente definido), F (gerenciado), G (parcialmente gerenciado).
d) A (em otimização), B (parcialmente otimizado), C (definido), D (largamente definido), E (parcialmente definido), F (gerenciado), G (inicial).
e) A (otimizado), B (executado), C (definido), D (largamente definido), E (parcialmente definido), F (gerenciado), G (parcialmente gerenciado).


Questão 6
As disciplinas do CMMI são:
I. Engenharia de software.
II. Engenharia de sistemas: o objetivo é o desenvolvimento bem-sucedido de sistemas de software.
III. Desenvolvimento integrado do produto e processo.
IV. Aquisição de produtos de fornecedores.
Dentre as descrições acima, quais são as corretas?
a) Apenas I e III
b) Apenas I, II e III
c) Apenas II e III
d) Apenas II, III e IV
e) Todas


Questão 7
CESGRANRIO – 2008 – CAPES – Analista de Sistemas Disciplina: Governança de TI / Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration). A que nível do CMMI é equivalente o nível de maturidade B do MPS.BR?
a) Um
b) Dois
c) Três
d) Quatro
e) Cinco


Questão 8
Prova: FCC – 2010 – TRT – 22ª Região (PI) – Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI – Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration). No CMMI, as áreas de processo “desenvolvimento de requisitos” e “definição de processo organizacional” encontram- se no nível de maturidade 3 (definido). No MPS.BR, tais áreas situam-se nos níveis de maturidade:
a) B e C
b) C e D
c) D e E
d) E e F
e) F e G


Questão 9
Prova: NCE-UFRJ – 2005 – BNDES – Profissional Básico – Análise de Sistemas – Desenvolvimento Disciplina: Governança de TI – Assunto: CMMI (Capability Maturity Model Integration).
Considere as seguintes assertivas sobre o processo de melhoria da qualidade de software conhecida como Capability Maturity Model Integrated – CMMI:
I – Uma das áreas de conhecimento disponibilizadas pelo CMMI é a engenharia de sistemas (systems engineering).
II – O CMMI usa dois tipos de representação dos modelos: em estágios e continuada.
III – O nível de capacidade de uma área de processo é avaliado em uma escala que vai de 1 a 5.
As assertivas corretas são:
a) Somente I
b) Somente II
c) Somente III
d) Somente I e II
e) I, II e III


Questão 10
Prova: COPEVE-UFAL – 2011 – UFAL – Analista de Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI / Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration).
I. É um modelo que classifica a maturidade do processo de desenvolvimento adotado na empresa.
II. Apresenta quatro níveis de maturidade do processo, sendo o último nível um indicativo de que há evidências quantitativas para acompanhar e monitorar o projeto.
III. O único objetivo do CMMI é melhorar a qualidade do software produzido, sem que necessariamente isso reflita no processo de desenvolvimento.
IV. O último nível do CMMI é conhecido como nível de melhoria contínua ou nível em otimização.
Analisando as afirmações acima, relativas ao modelo de referência CMMI, verifica-se que:
a) Apenas I e IV são verdadeiras.
b) Apenas II e III são verdadeiras.
c) I, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas III e IV são verdadeiras.
e) Apenas I é verdadeira.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Aula 07 – Respostas
Questão 1 – C
Justificativa: Qualidade é uma exigência para a inteligência competitiva. Falta de controle, desorganização ou caos em sistemas complexos levam a resultados desastrosos.
Questão 2 – D
Justificativa: O MSP.BR está dividido em sete níveis de maturidade; são eles: em otimização, gerenciado quantitativamente, definido, largamente definido, parcialmente definido, gerenciado e parcialmente gerenciado.
Questão 3 – E
Justificativa: Todas são verdadeiras. O CMMI é um modelo integrado que mede a maturidade da capacidade de software.
Questão 4 – C
Justificativa: De acordo com o CMMI, a engenharia de software cobre o desenvolvimento de sistemas desta área.
Questão 5 – C
Justificativa: O MSP.BR está dividido em sete níveis de maturidade; são eles: em otimização; gerenciado quantitativamente; definido; largamente definido; parcialmente definido; gerenciado e parcialmente gerenciado.
Questão 6 – E
Justificativa: Segundo a Aula 7, as disciplinas do CMMI são:
Engenharia de software;
Engenharia de sistemas: abordagem interdisciplinar, cujo objetivo é o desenvolvimento bem-sucedido de sistemas como um todo, envolvendo software ou não;
Desenvolvimento integrado do produto e processo: abordagem sistemática que utiliza a colaboração dos stakeholders para melhor satisfazer as expectativas e requisitos dos clientes. É usado em conjunto com práticas de produção de um produto específico.
Fontes de aquisição: aquisição de produtos de fornecedores.
Questão 7 – D
Justificativa: O nível B do MSP.BR é dividido em sete níveis de maturidade. O nível B do MSP.BR é “gerenciado quantitativamente”, e o nível 4 do CMMI também é “gerenciado quantitativamente”.
Questão 8 – B
Justificativa: No CMMI, as áreas de processo “desenvolvimento de requisitos” e “definição de processo organizacional” estão no estágio “definido” (nível 3). No MSP.BR, eles estão nos níveis C (definido) e D (largamente definido).
Questão 9 – E
Justificativa: O CMMI, voltado para engenharia de sistemas, é apresentado em dois modelos (em estágios e contínuo) e está dividido em cinco níveis de maturidade. (PRESSMAN)
Questão 10 – A
Justificativa: O CMMI está voltado para engenharia de sistemas e classifica a maturidade do desenvolvimento de software; além disso, está dividido em cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado (este refere-se à melhoria contínua do processo de software). O objetivo do CMMI é também melhorar a qualidade do processo de software. (PRESSMAN).


Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

 

Janeiro 31st, 2017

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Modelo de maturidade de software

Tags:, ,