José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Modelo de Maturidade de Software – Lista 3


Questão 1
Fonte: FUNRIO 2013 – MPOG Analista de Tecnologia da Informação
Considere o seguinte problema encontrado em projetos de desenvolvimento de software: projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial. Apesar de um modelo linear poder acomodar a iteração, ele o faz indiretamente. Como resultado, as modificações podem causar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue. Esse é um dos problemas que são algumas vezes encontrados quando é aplicado o modelo de desenvolvimento:
a) Em cascata
b) Iterativo e incremental
c) Iterativo
d) Incremental
e) Evolutivo


Questão 2
Fonte: FCC 2013 – AL-RN Analista Legislativo – Analista de Sistemas
O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse processo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios, encontram-se a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software e:
a) Análise de recursos e software
b) Desenvolvimento incremental
c) Geração de relatórios de teste
d) Pesquisa e testes
e) Implementação e teste unitário


Questão 3
Fonte: FUMARC 2012 – TJ-MG Oficial Judiciário – Assistente Técnico de Sistemas
Em relação aos modelos de processos de software, pode-se dizer que os modelos incremental e evolucionário possuem características iterativas. Assinale a alternativa que melhor descreve um modelo de produção de software iterativo.
a) Os incrementos de um software são entregues ao cliente de uma só vez.
b) Um modelo de produção de software iterativo é composto pelas fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração e manutenção de software.
c) A abordagem iterativa possibilita desenvolver um sistema de software de forma incremental, que permite ao desenvolvedor tirar vantagem daquilo que foi aprendido durante a fase inicial de desenvolvimento de uma versão do sistema. O aprendizado ocorre simultaneamente tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário do sistema.
d) Os incrementos de um software são entregues ao cliente somente duas vezes.
e) Um modelo de produção de software iterativo é composto pelas fases de análise de requisitos, projeto e implementação.


Questão 4
Em relação aos ciclos de vida do software, o desenvolvimento de sistemas por meio de ciclo de vida iterativos garante ao sistema:
a) Atualização contínua
b) Legalidade
c) Segurança
d) Legibilidade
e) Utilização mínima de recursos


Questão 5
Fonte: CESPE 2010 – Detran-ES – Analista de Sistemas
Quando um aplicativo de software desenvolvido em uma organização atinge, no fim do seu ciclo de vida, a fase denominada aposentadoria, descontinuação ou fim de vida, todos os dados por ele manipulados podem ser descartados.
a) Verdadeiro
b) Falso


Questão 6
A prototipação representa uma técnica poderosa para o desenvolvimento de sistemas, mais especificamente do software. Sobre as funções desempenhadas por um protótipo, é correto afirmar que ele:
a) Permite avaliar o desempenho geral da equipe de desenvolvimento de software.
b) Não permite que sejam realizados testes, visando verificar o funcionamento do sistema final, ainda que sejam avaliações parciais.
c) É inteiramente descartado, não sendo aproveitada nenhuma parte do código de software no sistema final entregue ao cliente.
d) Não possibilita avaliar a qualidade do software produzido.
e) Pode auxiliar na validação de requisitos do sistema, bem como propiciar a inserção de novos requisitos ainda não identificados.


Questão 7
Fonte: FCC 2012 – TST – Analista Judiciário – Analista de Sistemas
O ciclo de vida de um sistema especifica todas as fases de desenvolvimento, desde sua concepção até o processo de manutenção e declínio. No que diz respeito ao desenvolvimento de software, existem alguns processos conhecidos. Um destes processos, possui característica iterativa e incremental, inicia cada fase do projeto realizando um planejamento prévio, realiza a execução da fase, verifica o progresso e os resultados da fase (riscos, lições aprendidas) e incrementa novos objetivos para a fase seguinte, seguindo para a próxima iteração. O modelo de software em questão é o:
a) Espiral
b) Cascata
c) Prototipação
d) RAD
e) Evolutivo


Questão 8
Observe um modelo de ciclo de vida para desenvolvimento de sistemas. Nessa abordagem, o desenvolvimento do produto de software é dividido em ciclos, sendo identificadas, em cada ciclo, as fases de análise, projeto, implementação e testes. Esse modelo é conhecido como ciclo de vida:

a) Por prototipação em cascata
b) Por estágios em módulos
c) Iterativo e incremental
d) Evolutivo e procedural
e) Iterativo e evolutivo


Questão 9
Fonte: IADES 2010 – CFA Analista de Sistemas
Para a engenharia de software, o modelo espiral foi desenvolvido acrescentando-se novos elementos às melhores características de outros modelos. Segundo o modelo espiral, a determinação dos objetivos, alternativas e restrições está relacionada à atividade de:
a) Análise de risco
b) Planejamento
c) Engenharia
d) Avaliação feita pelo cliente
e) Feedback do cliente


Questão 10
No que se refere aos modelos de desenvolvimento e ciclos de vida, julgue a afirmativa que se segue. No modelo iterativo, divide-se o desenvolvimento em iterações. A cada iteração, podem ser acrescentadas novas funcionalidades ao software. Uma iteração parte do estado no qual se encontravam os artefatos ao término da iteração anterior e resulta em um incremento. Uma iteração pode ter disciplinas como captura de requisitos, análise, projeto, implementação e teste.
a) Verdadeiro
b) Falso


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Aula 03 – Respostas
Questão 1 – A
Justificativa: O modelo em cascata possui o problema de ter a necessidade de um fluxo sequencial, e os projetos do mundo real não seguem necessariamente essa sequencialidade.
Questão 2 – E
Justificativa: De acordo com o modelo em cascata apresentado, após a fase de projeto, vem a de implementação e teste unitário.
Questão 3 – C
Justificativa: Os incrementos são entregues durante todos os ciclos. A etapa de manutenção não entra no ciclo; vai até desde a elicitação de requisitos até a integração e implantação no cliente. A abordagem iterativa trabalha também de forma incremental.
Questão 4 – A
Justificativa: De acordo com o que foi discutido nas aulas, o modelo iterativo permite que o software seja desenvolvido em ciclos, atualizando as suas necessidades em cada ciclo.
Questão 5 – B
Justificativa: Não podemos descartar os dados, somente o software que será substituído por outro.
Questão 6 – E
Justificativa: O proposito básico da prototipação é sempre auxiliar na validação e elicitação de requisitos (necessidades) do software.
Questão 7 – A
Justificativa: O modelo em espiral caracteriza-se pelo planejamento e pela análise de risco em cada fase da espiral.
Questão 8 – C
Justificativa: De acordo com o que foi discutido e apresentado nas aulas, o modelo que é dividido em ciclos e contempla as fases do modelo é o iterativo e incremental.
Questão 9 – B
Justificativa: A etapa de planejamento é caracterizada pela especificação dos objetivos, alternativas e restrições do software
Questão 10 – A
Justificativa: Cada iteração passa por pequenos modelos em cascatas, nas quais novas funcionalidades são adicionadas ao software.

 


Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

janeiro 31st, 2017

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Modelo de maturidade de software

Tags:, ,