José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Modelagem de Dados – Lista 1 (10 Questões)


Questão 1
Por que o conhecimento da matemática é importante na criação de um plano de referência, segundo a teoria apresentada, com relação ao processo de inferência?
a) A memorização dos conceitos matemáticos permite que se resolva problemas aplicados a um conjunto.
b) O desenvolvimento de conceitos baseados em modelos matemáticos permite que se descubra novas relações entre conjuntos e elementos dos conjuntos.
c) O conhecimento de matemática permite criar generalizações no conjunto e assim estender esses relacionamentos para qualquer conjunto.
d) Os modelos matemáticos são fortemente influenciados por fenômenos físicos, daí ser difícil o seu entendimento.
e) O aprendizado de matemática é muito simples, pois retrata o mundo real e aplica-se apenas a partir de fatos e coisas do mundo real.


Questão 2
Uma empresa tem um plano de referência. Um analista de sistemas deve identificar as características desse plano de referência durante o seu trabalho. Segundo a teoria apresentada neste trabalho, assinale o motivo entre as opções abaixo:
a) O analista pode generalizar eventos dos planos de referência das empresas em que trabalhou e assim criar o modelo para a empresa.
b) O plano de referência da empresa não deve influenciar o desenvolvimento de um sistema de informações para essa empresa.
c) O analista deve procurar entender os fatos e eventos importantes para a empresa e em um trabalho de observação identificar os relacionamentos importantes para as pessoas que lá trabalham.
d) A empresa organizada deve ter manuais operacionais, estes manuais garantem que todos os funcionários tenham os seus planos de referência idênticos.
e) O analista deve conduzir o trabalho segundo a sua experiência e o seu plano de referência, substituindo apenas alguns aspectos, pois na maioria das vezes o usuário não sabe o que quer.


Questão 3
Uma interface web solicita dados de um internauta. Os dados são transmitidos a partir de um protocolo HTTP. Depois esses dados são processados em um servidor PHP que atualiza um banco de dados. Sobre todos os fenômenos acima, segundo a teoria apresentada nesta aula, podemos afirmar de forma totalmente correta:
a) Na interface é feita a entrada de dados que constituem a imagem e essa imagem é armazenada diretamente no banco de dados.
b) Na interface existem campos de entrada de dados que formam a imagem. Esta imagem é enviada pelo HTTP e no servidor esta imagem é armazenada no banco de dados.
c) Na interface deve-se colocar o objeto ou fato do mundo real, depois enviá-lo através do HTTP e finalmente para o servidor PHP.
d) Na interface é capturada uma imagem e esta é processada várias vezes, criando novas imagens a cada processamento até que é armazenada no banco de dados.
e) A interface é responsável por receber os dados e estes são grupados e compactados e devolvidos para o mundo real através do HTTP.


Questão 4
Durante o processo de modelagem conceitual um usuário precisou rever o modelo e solicitou um conjunto de alterações. Sobre esse fato o que se pode afirmar, segundo a teoria apresentada, de forma totalmente correta:
a) O usuário que solicita modificações constantemente deve ser afastado do projeto, pois mostra que não sabe o que deseja.
b) Quando o usuário solicita uma modificação deve-se avaliar a contribuição para o modelo e considerar como normal esse tipo de trabalho no processo de modelagem.
c) O usuário que solicita várias modificações deve atender à orientação do analista e desta forma parar com os pedidos de modificações.
d) A modificação não permite buscar a estabilidade do modelo, de modo que o usuário deve ser orientado a não solicitar manutenções.
e) As solicitações de alteração nos requisitos prejudicam o desenvolvimento de código, pois a todo o momento obriga a alterá-lo, assim o modelo conceitual fica prejudicado.


Questão 5
Um analista de sistemas precisa fazer um modelo conceitual em uma empresa; segundo os conceitos apresentados, qual é a primeira atividade que deve ser feita?
a) A primeira atividade é conversar com os usuários e estabelecer regras para evitar que sejam fitas muitas alterações no modelo.
b) A primeira atividade é identificar uma imagem inicial qualquer definida junto com um usuário e sair criando o modelo segundo a experiência do analista.
c) Identificar os usuários envolvidos e identificar algumas características de seus planos de referência e assim determinar imagens ainda que incompletas que serão desenvolvidas e completadas durante a análise
d) Deve-se entrevistar os usuários e ao se perceber que estes estão dispostos a modificar o que já é feito devem ser afastados, pois serão muito problemáticos para o modelo.
e) Avisar aos usuários participantes que o modelo não poderá sofrer modificações para etapas que já tenham sido concluídas, pois isso tornará o modelo conceitual instável.


Questão 6
Considerando o dado como recurso, segundo o que foi visto nesta aula, podemos afirmar de forma absolutamente correta que:
a) O dado tem seu valor baseado no custo total da decisão e para isso deve-se incluir o custo de quem decide.
b) A administração de dados tem a responsabilidade de calcular o valor de todos os dados que estão baseados no banco de dados.
c) O dado tem seu valor definido pelo analista de sistemas baseado nos softwares que irá utilizar.
d) O valor dos dados define o meio de seu armazenamento, ou seja, os dados de valor mais caro devem ficar em produtos mais caros.
e) O dado é o insumo da decisão e a decisão de qualidade depende desse insumo. Desta forma não há como se dimensionar de forma exata o valor de um dado.


Questão 7
Considerando a teoria apresentada, alguns documentos usados na empresa devem ser guardados por um determinado tempo. Temos como exemplo a declaração de imposto de renda, que deve ser guardada durante cinco anos. Selecione a opção abaixo que justifique essa ação:
a) A declaração de imposto de renda contém dados básicos e se não fosse definido um prazo a declaração deveria ser guardada eternamente.
b) A declaração de imposto de renda é um documento, desta forma deve ser guardada pelo prazo determinado, pois deve-se conferir com o que acontece no mundo real.
c) A declaração de imposto de renda é guardada por cinco anos, pois isso foi decidido pela Receita Federal tendo como único motivo o prazo necessário para os computadores processarem estes dados.
d) A declaração de imposto de renda é uma saída do plano simbólico da receita, portanto, ela decide por quanto tempo deve ser armazenada pelo declarante.
e) Segundo a teoria apresentada ela constitui dados elaborados, e refere-se aos gastos e receitas do declarante, portanto o prazo definido deveria ser menor.


Questão 8
Ao preencher um documento de emprego, um candidato foi orientado a entregar uma fotografia e preencher uma ficha que pedia sua idade e o tempo que está formado. Considerando os conceitos apresentados neste trabalho pode-se inferir que:
a) A fotografia é feita em um determinado instante, a idade pode ser usada a qualquer momento para verificar se o candidato tem o perfil desejado para o cargo, bem como o tempo de serviço, mesmo que isso vá para um cadastro que será usado no futuro.
b) A fotografia é feita em um determinando instante na vida da pessoa, a idade e o tempo de formado não representam nenhuma informação, pois não se sabe o dia da utilização da informação.
c) O ideal era se conhecer a idade e o tempo de formado a partir de um cadastro de reserva e tirar a fotografia no momento da seleção ente os candidatos à vaga de emprego.
d) A fotografia serve para se ter uma ideia da aparência do candidato, sendo importante se verificar se o dado guardado na ficha referente ao tempo de experiência e idade é o que se está procurando e isso pode ser obtido corretamente na ficha.
e) Os dados referentes à idade e tempo de experiência independem de qualquer inferência, pois são usados a partir de um cadastro de reserva, quando a fotografia mostra como é a aparência do candidato no momento da contratação.


Questão 9
Considere as afirmativas abaixo:
I – Um dado elaborado deve ter um tempo de vida definido e procedimentos de armazenamento que garantam que não será perdido. O seu custo é o da definição dos procedimentos.
II – Um dado básico é obtido a partir de outros dados obtidos do mundo real.
III – Um dado básico não tem tempo de vida definido, é caro, e não pode ser recuperado a partir de outros dados.
Quais delas estão totalmente certas, segundo a teoria apresentada:
a) Apenas a opção I
b) Apenas a opção II
c) As opções I e III
d) As opções II e III
e) Apenas a opção III


Questão 10
Um banco de dados contém dados de um relatório gerencial. Esse relatório é obtido a partir de dados das vendas realizadas durante os últimos 30 dias. Entre outras informações contém a totalização das vendas, a quantidade de vendas, a venda de valor mais alto e de valor mais baixo. Sobre esses fatos, considerando os conceitos apresentados nesta aula, marque a afirmativa incorreta:
a) Existem dois tipos de dados quanto à obtenção: o dado básico e o dado elaborado. O relatório tem dados elaborados que devem ser criados no momento da decisão.
b) Os dados gerenciais sempre devem ser colocados no banco de dados, pois os dados gerenciais são básicos para as decisões na empresa.
c) A colocação de dados elaborados em estruturas de banco de dados serve apenas para onerar o custo do dado e comprometer o desempenho do banco de dados tendo em vista que esses dados podem ser deduzidos apenas na hora da decisão.
d) Os dados que serviram para gerar o relatório são os obtidos das vendas, portanto são dados básicos e somente estes devem ser armazenados no banco de dados.
e) A única justificativa para se colocar os dados gerenciais em uma estrutura de banco de dados é quando se deseja manter uma informação histórica agregada para uma data e o custo de processamento ser muito elevado ou o tempo para obter a informação for muito longo.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Aula 01 – Respostas
Questão 1 – B
Justificativa: A matemática trabalha com abstrações e isso permite modelar uma série de fatos e objetos do mundo real, e desta forma, “raciocinar” e criar novas relações entre vários conjuntos e elementos de um conjunto no plano de referência.
Questão 2 – C
Justificativa: O plano de referência é único para cada empresa. Não existem duas empresas com o mesmo plano de referências, pois a empresa é formada por pessoas que atuam nos processos e as pessoas têm planos de referências diferentes.
Questão 3 – D
Justificativa: A cada modificação das imagens são aplicados os conceitos relativos ao protocolo que o irá tratar. Isso vai ocorrendo até ser criada a imagem que será armazenada no banco de dados.
Questão 4 – B
Justificativa: O usuário refina e organiza seus conhecimentos, generaliza e identifica abstrações que até aquele momento não havia percebido e daí pode organizar melhor o modelo conceitual que serve de base para a sua inferência.
Questão 5 – C
Justificativa: O analista de sistemas deve identificar os planos de referência e trabalhá-los, evitá-los direcionando a análise para criar o modelo que atenda a esses usuários.
Questão 6 – E
Justificativa: É difícil definir o valor do dado, pois decisões baseadas nesses dados levam a resultados com vários valores para a empresa, inclusive de sobrevivência dela.
Questão 7 – A
Justificativa: A declaração tem dados básicos e esses são eternos. Se não houvesse prazo dever-se-ia guardar esses documentos, pois poderiam ser pedidos a qualquer momento pela Receita Federal.
Questão 8 – B
Justificativa: Os dados são todos elaborados, portanto, de tempo de vida muito curto. A fotografia, a idade e o tempo de formado não tem nenhuma precisão se não forem usados imediatamente e estarão “velhos” no dia seguinte ao preenchimento da ficha.
Questão 9 – E
Justificativa: Os dados básicos são irrecuperáveis, pois são obtidos de “coisas” e “fatos do mundo real e após registrados eles nunca serão falsos. O custo de obtenção é o da realização no mundo real. As outras opções misturam propriedades do dado simbólico e do dado elaborado.
Questão 10 – B
Justificativa: A afirmativa está incorreta, pois os dados relacionados do relatório são considerados dados elaborados e devem ser obtidos no momento da decisão, pois têm vida curta e portanto não devem ser armazenados em estruturas de banco de dados


Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

dezembro 26th, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Modelagem de dados

Tags:, ,