José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Gerenciamento de Projetos de Software – Lista 7 ( 5 Questões )


Questão 1
Quem é responsável pela priorização do backlog?
a) Todos do Time
b) Scrum Master
c) Dev. Team
d) Product Owner
e) Desenvolvedor Chefe


Questão 2
As histórias utilizam os conceitos conhecidos com Invest. Marque a opção correta sobre o significado de Invest.
a) Independente – Negociável – Valiosa – Estimável – Small – Testável
b) Individual – Negociável – Verificavel – Estruturada – Simples – Transparente
c) Individual – Negociável- Valiosa – Estimável – Small – Transparente
d) Independente – Negociável – Verificavel – Estimável – Small – Testável
e) Independente – Negociável – Verificavel – Estimável – Superficial – Testável


Questão 3
Marque V para verdadeiro e F para Falso.
( ) A técnica Kano é baseada em entrevistas com os usuários e experts. Ela é bem interessante quando a opinião de todos tem o mesmo valor (diferentemente da técnica de Priority Markets, onde podemos atribuir pesos maiores para os Decision Makers).
( ) Uma outra técnica bem interessante de priorização é a Theme Screening. Para essa técnica, geralmente selecionamos de 5 a 9 critérios para avaliar o que é mais importante para o próximo sprint.
( ) A Técnica de MMF (Minimum Marketable Feature) pode ser utilizada para priorização de seu backlog de produto e para o planejamento de versões. Ela baseia-se em identificar as características mínimas comercializáveis de seu produto.
a) V – V – V
b) V – V – F
c) F – V – V
d) F – V – F
e) F – F – V


Questão 4
Analisando a imagem abaixo e com as informações apresentadas nesta aula, marque a opção INCORRETA.

atividades_tempo_agile

a) O planejamento é realizado em etapas, para cada entrega combinada no início da iteração (ou Sprint).
b) A etapa de iniciação concentra-se em definir de maneira eficaz a visão do projeto e não em criar o plano de projeto.
c) A entrega do trabalho do projeto acontece em intervalos regulares de tempo com ações de planejamento e execução em cada um destes intervalos.
d) O nível de atividade tende a ser muito similar em cada iteração (ou Sprint) e representa a capacidade de execução do time.
e) Nas primeiras iterações (ou Sprints) é gerado todo o plano de projeto que deverá ser seguido até todo o escopo do projeto ser entregue.


Questão 5
“Em projetos ágeis, devido a sua própria característica de incerteza, o planejamento de versões e a priorização do que será desenvolvido (backlog) é estratégica para melhorar o ROI (return over investimento)”.
Analisando a frase acima, marque a opção mais correta:
a) Com a priorização, o mais importante para o momento do projeto é feito primeiro e assim, mesmo que o projeto não esteja completo, a parte pronta já pode ser utilizada pelo cliente.
b) Com a priorização, o mais importante para o do projeto é feito primeiro e assim, mesmo que o projeto não esteja completo, a parte pronta já pode ser testada e não tem mais riscos de perder o investimento destinado originalmente pelo cliente.
c) Com a priorização, as atividades mais simples e rápidas são desenvolvidas primeiro e assim, a evolução do trabalho previsto em relação ao realizado será melhor e mais bem avaliada pelo cliente.
d) Com a priorização as atividades poderão ser feitas e testadas com mais tempo antes que seja entregue para a área operacional diminuindo o retrabalho e o numero de defeitos.
e) O Scrum Master deve priorizar o que será feito primeiro de acordo com as habilidades e competências da equipe de desenvolvimento, acelerando o processo de desenvolvimento.



 

 

 

 

RESPOSTAS

Questão 1 – D
Justificativa: A responsabilidade sobre a priorização do que é mais importante para a empresa é de responsabilidade do Product Owner, assim como as ações que dizem respeito ao negócio. Já o Scrum Master deve cuidar das ações sobre processos e o Dev. Team sobre soluções tecnológicas do projeto.
Questão 2 – A
Justificativa: As histórias também utilizam os conceitos conhecidos com INVEST:
Independente – A histórias são mais fáceis de se trabalhar quando são independentes, isto é, não dependem de outras histórias para acontecerem.
Negociável – A história não é um contrato com definição de funcionalidades, ela é negociável para melhor atender as necessidades do negócio.
Valiosa para usuários e clientes – A história precisa estar associada a um valor para o usuário ou clientes, sem isso, não existe razão para ela existir.

Estimável – A história precisa ser estimável, mesmo que com alguma imprecisão, precisamos dimensionar o esforço para implementá-la.
Small(pequena) – Histórias representam situações simples, com poucos personagens.
Testável – Toda história precisa ser testável. O cliente deve identificar quais seriam as condições de testes da história escrita. As condições de teste definidas pelo cliente ajudam o time a entender se a meta da história foi bem sucedida.
Questão 3 – A
Justificativa: Como vimos na aula, todas as opções estão corretas já quea técnica Kano é baseada em entrevistas com os usuários e experts. Ela é bem interessante quando a opinião de todos tem o mesmo valor (diferentemente da técnica de Priority Markets, onde podemos atribuir pesos maiores para os Decision Makers).
Na técnica Theme Screening, geralmente selecionamos de 5 a 9 critérios para avaliar o que é mais importante para o próximo Sprint. E já na MMF (Minimum Marketable Feature) pode ser utilizada para priorização de seu backlog de produto e para o planejamento de versões. Ela baseia-se em identificar as características mínimas comercializáveis de seu produto.
Questão 4 – E
Justificativa: Como o planejamento é iterativo e se adapta as necessidades do cliente e momento de mercado, geramos planos para cada Sprint ou iteração e nunca para todo o projeto já que mudanças ocorrerão. O esforço na iniciação não é gerar um plano detalhado e sim uma visão madura do projeto.
Questão 5 – A
Justificativa: O ROI é o retorno sobre investimento, nós aceleramos o ROI quando entregamos de maneira funcional a demanda mais importante para o momento do projeto.


Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

setembro 28th, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Gerenciamento de Projetos de Software

Tags:, ,