José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Gerenciamento de Projetos de Software – Lista 3 ( 5 Questões)



Questão 1

Marque a opção que NÃO representa um dos conceitos defendidos pelo Lean:

a) Antecipar as decisões

b) “Empoderar” o time

c) Reduzir desperdícios

d) Amplificar a aprendizagem

e) Construir com qualidade


Questão 2

Marque a opção que NÃO representa desperdício classificado como MUDA, desperdício gerado pela cultura de trabalho, desperdícios do dia a dia.

a) Espera

b) Superprocessamento

c) Defeitos

d) Transporte desnecessário

e) Erros por falta de planejamento


Questão 3

Marque a opção que NÃO representa um dos benefícios do uso do KanBan:

a) Eliminar o planejamento

b) Visualizar o fluxo de trabalho

c) Limitar o WIP (trabalho em progresso)

d) Tornar regras e processos explícitos

e) Colaboração


Questão 4

Com o aumento do projeto é comum que pequenas partes de código mal escrito se acumulem e, quando menos se esperar, compromete todo o projeto. Esse conceito foi nomeado por Joe Yoder como “Big Ball of Mud”. É uma técnica controlada para reestruturar um trecho de código existente, alterando sua estrutura interna sem modificar seu comportamento externo. O trecho acima refere-se:

a) À refatoração

b) A limitar o WIP (trabalho em progresso)

c) À programação estruturada

d) À propriedade individual de código

e) Ao feedback


Questão 5

Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):

Quando refatoramos constantemente, nosso débito é perceptivelmente menor do que quando refatoramos com intervalos maiores.

  1. Feedback é um valor que engloba as relações interpessoais, mas também se refere ao feedback que o próprio código do projeto devolve aos membros do time.
  2. O XP prega que os desenvolvedores precisam ter coragem para refatorar o código em prol de melhorias em clareza e design e coragem para não tentar

prever o futuro, mas focar no que é realmente necessário no momento. XP associa a essa ideia a sigla YAGNI (you ain’t gonna need it – você não vai precisar disso).

a) V-V-V

b) V-F-F

c) F-V-V

d) V-F-V

e) F-F-V

 



 

Respostas

Questão 1 – A

Justificativa: Adiar decisões: Parece estranho esse conceito mas a mensagem aqui é equilibrar o planejamento antecipado com a tomada de decisões e decidir o mais tarde possível. Veja que não se está defendendo a procrastinação, mas sim esperar o máximo possível antes de decidir. Em muitos projetos na fase inicial estamos decidindo baseado em várias premissas (lembrando, premissa – eventos incertos que para fins de planejamento consideramos como verdadeiros, o que na execução do projeto não necessariamente será verdadeira), o que sempre traz riscos ao projeto, como estar restrito a uma solução limitada por uma tecnologia disponível até o momento.

Questão 2 – E

Justificativa: O desperdício com erros por falta de planejamento também é combatido pelo Lean, porém é classificado como MURI, desperdício gerado pela falta de planejamento (ou planejamento malfeito). Na MURI também classificamos o desperdício causado pelo excesso de burocracia.

Questão 3 – A

Justificativa: O KanBan não elimina o planejamento. As atividades/itens que são inseridos no quadro na área que representa trabalhos não iniciados são frutos de planejamentos prévios, o KanBan torna visuais esses itens e o fluxo de acompanhamento até que eles estejam prontos.

Questão 4 – A

Justificativa: Questão autoexplicativa

Questão 5 – A

Justificativa: Opção correta – letra A

 



Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

setembro 22nd, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Exercícios, Gerenciamento de Projetos de Software

Tags:, ,