José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Gerenciamento de Projetos de Software – Lista 2 (5 Questões)


Questão 1

Marque V (verdadeiro) e F (Falso) para as sentenças abaixo:

1 – Processos e ferramentas não são importantes segundo o Manifesto Ágil, já que priorizam Indivíduos e interações.

2 – Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos, significa que não vamos ignorar os contratos, mas a prioridade é atender o cliente e não parar o projeto para discutir contratos. Os contratos podem/devem ser negociados sem prejudicar o trabalho em andamento.

3 – Nos métodos ágeis não planejamos (executamos direto para ganhar tempo)

a) F–V-F

b) F-F-F

c) V-F-V

d) V-V-V

e) V-V-F


Questão 2

NÃO é um dos 12 princípios ágeis:

a) Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

b) Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.

c) Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

d) Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

e) Mudanças nos requisitos não são bem-vindas, quando tardiamente no desenvolvimento aumentam as despesas e desanimam a equipe.


Questão 3

“É uma abordagem simples de entender e poderosa para o desenvolvimento de produtos. Uma equipe de projeto seguindo este método irá primeiro desenvolver um modelo global para o produto, construir lista de recursos e planejar o trabalho. A equipe então se move através da concepção e construção de iterações para desenvolver cada recurso. Este método busca apresentar resultados frequentes, tangíveis e funcionais.”

A sentença acima refere-se a que Método?

a) Feature Driven Development (FDD) – Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidades

b) Crystal Red

c) Dynamic Systems Development Method (DSDM)- Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

d) Crystal Yellow

e) Crystal Clear


Questão 4

“Este método foi um dos pioneiros dos métodos ágeis. É uma metodologia de desenvolvimento bastante prescritiva, baseada em Rapid Application Development (RAD) – Desenvolvimento Rápido de Aplicações, ele enfatiza o envolvimento constante do usuário durante todo o projeto. Cria um amplo ciclo de vida de projeto, abrangendo aspectos de um projeto ágil analisando sempre a viabilidade e necessidade do negócio para a implementação.

O ciclo de vida deste método é tanto iterativo e incremental. Portanto, a solução não pode ser entregue à empresa de uma só vez, mas de uma série de incrementos que incrementam a solução com cada entrega. Desta forma, as necessidades de negócios urgentes podem ser priorizadas e abordadas cedo, enquanto características menos importantes são implementadas e entregues mais tarde.”

A sentença acima refere-se a que Método?

a) Feature Driven Development (FDD) – Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidades

b) Crystal Red

c) Dynamic Systems Development Method (DSDM)- Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

d) Crystal Yellow

e) Crystal Clear


Questão 5

Marque a opção que NÃO faz parte ou não representa um valor desejado pelos métodos ágeis.

a) Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

b) Software em funcionamento mais que documentação abrangente.

c) Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.

d) Prever problemas futuros se antecipando as necessidades futuras do cliente mais que fazer o simples.

e) Responder a mudanças mais que seguir um plano.

 



 

RESPOSTAS

Questão 1 – A

Justificativa: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Observe que o primeiro valor do manifesto deixa claro uma importante mensagem, processo e as ferramentas provavelmente serão necessários no projeto, porém, devemos tentar concentrar a atenção da equipe sobre os indivíduos e interações envolvidos no projeto. Lembre-se que projetos são realizados por pessoas, e não por ferramentas, assim como os problemas são resolvidos por pessoas, e não processos.

Focando primariamente no desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no projeto e enfatizando as interações produtivas e eficazes, melhoramos as chances de sucesso do projeto.

Lembre-se que isso não é dizer que processos e ferramentas não podem ajudar na conclusão com êxito de um projeto. Processos e ferramentas bem desenhados e adequados são ativos de grande importância.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Em projetos com grande número de incertezas, é quase certo que os planos iniciais serão alterados. Em vez de investir esforços na tentativa de trazer o projeto de volta aos planos originais, nós deveríamos gastar esforço e energia responder às inevitáveis mudanças no projeto. Observe que este valor não está sugerindo abandonar o planejamento e apenas reagir às mudanças. Nós ainda precisamos planejar, mas temos de reconhecer que os planos iniciais foram criados quando conhecíamos menos sobre o Projeto (no início), e com o desenvolvimento do trabalho, vamos precisar atualizar o plano. Muitos dos métodos ágeis focam em macro planos superficiais (criação de histórias, product release, casos de uso etc.), e um planejamento mais específico para iterações (ou sprints).

Questão 2 – E

Justificativa: Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

Questão 3 – A

Justificativa: No enunciado, a pergunta é contextualizada de memorização, isto é, resposta direta com a justificativa no enunciado.

Questão 4 – C

Justificativa: No enunciado, a pergunta é contextualizada de memorização, isto é, resposta direta com a justificativa no enunciado.

Questão 5 – D

Justificativa: Prever problemas futuros se antecipando as necessidades futuras do cliente é uma prática que não deve ser seguida, já que em projetos de software, as mudanças são rotineiras e para se prever uma necessidade, estamos partindo de premissas (eventos incertos que tratamos como verdade para se planejar) que muitas vezes são falhas. Assim os métodos ágeis defendem o fazer o simples, o que realmente foi solicitado no momento atual.

 

 



 

setembro 19th, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos de Software

Tags:, ,