José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas



Questão 1

Não é uma característica de projetos de construção:

a) O trabalho é estável

b) Ênfase na execução de etapas

c) Comando e controle

d) Mais estruturação com menos decisão

e) Inovação contínua


Questão 2

Não é uma característica de projetos de profissionais do conhecimento:

a) O trabalho é visível

b) Ênfase na mudança

c) Autonomia

d) Trabalhador é visto como ativo e não como custo

e) Foco nas perguntas certas


Questão 3

Correlacione os números:

1 – Você faz X e você sempre terá Y, e não importa quantas vezes você faz X, você obterá o mesmo resultado Y. A relação entre causa e efeito é óbvia para todos, a abordagem é: Sentir – Categorizar – Responder e assim, podemos aplicar as melhores práticas.

2 – Existe uma relação entre causa e efeito, porém você tem que investir tempo e energia em trabalhar fora dessa relação e muitas vezes há uma série de possíveis respostas. A relação entre causa e efeito requer uma análise ou alguma outra forma de investigação e / ou a aplicação de conhecimento especializado. A abordagem é a Sentir – Analisar – Responder e, neste caso, podemos aplicar boas práticas.

3 – Este domínio é caracterizado por causas e efeitos que são tão entrelaçadas e intrincada que as coisas só fazem sentido em retrospecto. O sistema é imprevisível em detalhes, mais ainda podemos discernir padrões. A colaboração funciona bem para estes cenários, pois o estilo de trabalhar de forma colaborativa corresponde à natureza das questões que representam estas situações. A abordagem é Probabilidade – Sentir – Responder e, assim, podemos aplicar práticas emergentes.

4 – Este é o lugar onde é impossível discernir a relação entre causa e efeito. A melhor abordagem neste domínio é simplesmente agir. Não há nenhuma relação entre causa e efeito no nível de sistemas, a abordagem é Agir – Sentir – Responder e podemos descobrir novas prática.

( ) Caótico

( ) Complexo

( ) Simples

( ) Complicado.

a) 4,3,1,2

b) 3,2,1,4

c) 4,3,2,1

d) 4,2,1,3


Questão 4

Segundo o PMI (Project Management Institute), um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Marque a opção que não representa uma característica de projeto.

a) Feito por pessoas

b) Elaborado progressivamente

c) Repete-se todos do meses

d) Tem início e fim (esforço temporário)

e) Cria um resultado único (criar um produto, serviço ou resultado exclusivo)


Questão 5

Em relação ao ESCOPO, temos considerações diferentes quando observamos Projetos, Programas e Portfólios. Marque a alternativa mais CORRETA sobre Escopo no contexto de Projetos.

a) Têm objetivos definidos. Escopo é elaborado progressivamente ao longo do ciclo de vida.

b) Têm grande alcance e Proporcionam benefícios mais significativos.

c) Têm um âmbito organizacional, e mudam de acordo com os objetivos estratégicos da organização.

d) Têm âmbito processual e Proporcionam a melhoria contínua organizacional.

e) Tem objetivos claros e devem surpreender o solicitande adicionando novas funcionalidades que poderão ser úteis no futuro, mesmo quando não solicitadas.


Questão 6

Em relação a MUDANÇAS, temos considerações diferentes quando observamos Projetos, Programas e Portfólios. Marque a alternativa mais CORRETA sobre Mudanças no contexto de Projetos.

a) Os gerentes esperam mudanças e implementam processos para manter o gerenciamento e o controle de mudança.

b) Gestores esperam mudanças a partir de dentro e de fora do programa e estão preparados para administrá-las.

c) Gestores monitoram continuamente as mudanças no ambiente interno e externo da organização.

d) Os gerentes não autorizam mudanças pois após planejamento a mudança inviabiliza o plano de gerenciamento.

e) Todos as mudanças são bem aceitas e incorporadas imediatamente no plano de projeto atendendo as necessidades de negócio.


Questão 7

A definição abaixo é de progamas. Preencha a lacuna:

“Um grupo de _____________ relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.“

a) PROJETOS

b) PORTFÓLIO

c) PROCESSOS

d) VALORES

e) PARTES INTERESSADAS


Questão 8

Preencha as lacunas

DEFINIÇÃO DE ________________ : Uma parte menor do __________ total, que pode ter certa autonomia, mas sua existência não faz sentido sozinha. Normalmente, terceirizada ou delegada a outra área.

a) SUBPROJETO – PROJETO

b) PROCESSO – PROJETO

c) PROJETO – SUBPROJETO

d) PROJETO – PROCESSO

e) PROTFÓLIO – PROJETO


Questão 9

Marque a alternativa que apresente erro:

a) Temos dois tipos de projetos, orientados a Planos e Orientados a valor, logo um projeto orientado a planos não pode ser classificado como orientado a valor, Assim cada tipo de projeto utiliza as técnicas desenvolvidas para sua natureza.

b) Cenários de projetos de construção, normalmente, seguem uma abordagem orientada a plano, já projeto complexo deve ter uma abordagem orientada a valor, visto que a entrega final tem grande probabilidade de não ser a ideia inicial do projeto.

c) Em projetos direcionados a plano, como o próprio nome sugere, temos um grande esforço no planejamento, pois um bom plano aumenta as chances de uma boa execução. O guia de boas práticas PMBok® define 47 processos, em 10 áreas de conhecimento, que aumentam as chances de sucesso de um projeto.

d) Um PROJETO é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

e) Geralmente o que repete-se todos os meses são os processos organizacionais. Processo como uma sequência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas em uma saída. Um processo é contínuo e repetitivo.




 

Aula 1

Exercícios de fixação

Questão 1 – E

Justificativa: Inovação contínua é uma característica de projetos de profissionais do conhecimento e não de projetos de construção (trabalho industrial).

Questão 2 – A

Justificativa: Trabalho é visível é uma característica de projetos de construção (trabalho industrial) e não de projetos de profissionais do conhecimento.

Questão 3 – A

Justificativa: Caótico – impossível discernir a relação entre causa e efeito.

Complexo – causas e efeitos são tão entrelaçadas e intrincadas que as coisas só fazem sentido em retrospecto.

Simples – a relação entre causa e efeito é óbvia para todos.

Complicado – relação entre causa e efeito requer uma análise ou alguma outra forma de investigação e/ou a aplicação de conhecimento especializado.

Questão 4 – C

Justificativa: Projetos não são atividades que repetem-se todos os meses. Projetos criam um resultado único e é um esforço temporário. Geralmente o que se repete todos os meses são os processos organizacionais.

Processo como uma sequência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas em uma saída. Um processo é contínuo e repetitivo.

Questão 5 – A

Justificativa: Têm objetivos definidos. Escopo é elaborado progressivamente ao longo do ciclo de vida.

Têm grande alcance e Proporcionam benefícios mais significativos. DIZ RESPEITO A PROGRAMA.

Têm um âmbito organizacional, e mudam de acordo com os objetivos estratégicos da organização. DIZ RESPEITO A PORTFÓLIO.

Têm âmbito processual e Proporcionam a melhoria contínua organizacional. TRATA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E NÃO PROJETOS.

Tem objetivos claros e devem surpreender o solicitante adicionando novas funcionalidades que poderão ser úteis no futuro, mesmo quando não solicitadas. ERRADO POIS ESCOPO NÃO PREVISTO NÃO É UMA BOA PRÁTICA POIS GERA O GOLD PLATING, ESCOPO NÃO SOLICITADO E CONDENAGO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

Questão 6 – A

Justificativa: Os gerentes esperam mudanças e implementam processos para manter o gerenciamento e o controle de mudança.

Gestores esperam mudanças a partir de dentro e de fora do programa e estão preparados para administrá-las. DIZ RESPEITO A PROGRAMAS

Gestores monitoram continuamente as mudanças no ambiente interno e externo da organização. DIZ RESPEITO A PORTFÓLIO

Os gerentes não autorizam mudanças pois após planejamento a mudança inviabiliza o plano de gerenciamento. MUDANÇAS PODEM OCORRER, MAS DEVEM SER AVALIADAS ASSIM COMO SEUS IMPACTOS E ALTERNATIVAS PELO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS.

Todos as mudanças são bem aceitas e incorporadas imediatamente no plano de projeto atendendo as necessidades de negócio. MUDANÇAS PODEM OCORRER, MAS DEVEM SER AVALIADAS ASSIM COMO SEUS IMPACTOS E ALTERNATIVAS PELO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS.

Questão 7 – A

Justificativa: Um programa é um grupo de PROJETOS relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Questão 8 – A

Justificativa: UM SUBPROJETO É Uma parte menor do PROJETO total, que pode ter certa autonomia, mas sua existência não faz sentido sozinha. Normalmente, terceirizada ou delegada a outra área.

Questão 9 – A

Justificativa: As técnicas de gerenciamento de projetos complicados, como as boas práticas do PMBoK® (ex: Plano de comunicações, estimativas de custo, declarações de trabalho de aquisição etc.), podem ser aplicadas em projetos complexos, assim como técnicas de agilidade (ex: Reunião de Retrospectiva, Reunião de Planejamento da Interação, Definição de Visão do Produto, planejamento de release etc.), de projetos complexos, podem ser aplicadas em cenários complicados e simples, tudo depende da análise do gerente do projeto.


 

setembro 18th, 2016

Posted In: Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos de Software

Tags:, ,