José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Arquitetura Orientada a serviços – SOA e Webservices – Lista 5 (10 Questões)


Questão 1
“Elemento do XML que não é interpretado segundo as regras sintáticas do mesmo, se comportando como texto corrido.”
Esta é a definição de que componente da sintaxe XML?
a) Nó de texto
b) Seção CDATA
c) Atributo
d) Comentário
e) Instrução de Processamento


Questão 2
Uma forma de definir gramáticas XML com sintaxe bastante simples, porém sem uso de namespaces e sem a possibilidade de trabalhar com estruturas de dados complexas, seria através de:
a) CSS
b) XSD
c) XSL
d) DTD
e) RPC


Questão 3
Quando há, nos arquivos XML, a necessidade de diferenciar elementos com nomes iguais, mas que se aplicam a contextos diferenciados, qual componente deverá ser utilizado?
a) Entidade
b) Comentário
c) Nó de Texto
d) Atributo
e) NameSpace


Questão 4
As entidades seguem a sintaxe &ENTIDADE; e podem representar caracteres especiais ou elementos da tabela ASCII. Qual das entidades abaixo não está corretamente descrita em termos do que representa?
a) A significa “espaço”
b) < significa “menor que”
c) > significa “maior que”
d) & significa “&”
e) ' significa “apóstrofe”


Questão 5
Uma forma de definir gramáticas XML com uso da própria sintaxe XML e namespaces, e com a possibilidade de trabalhar com estruturas de dados complexas, seria através de:
a) CSS
b) XSD
c) XSL
d) DTD
e) RPC


Questão 6
Qual o comando do XSL utilizado de forma a repetir um determinado trecho para cada nó do conjunto correntemente selecionado?
a) for-each
b) select
c) if
d) choose
e) when


Questão 7
Qual o nome da tecnologia utilizada para a construção de gráficos vetoriais em XML?
a) MathML
b) CML
c) XMI
d) SMIL
e) SVG


Questão 8
Tecnologia preparada para a geração de arquivos binários, destinada à criação de documentos em formatos voltados para plataformas específicas, como PDF:
a) XSLT
b) CML
c) XSL-FO
d) MathML
e) SVG


Questão 9
Para que serve o comando template no XSL?
a) Define o formato da saída.
b) Define o modelo a ser utilizado para determinado tipo de nó.
c) Aplica um modelo ao elemento corrente ou filhos do mesmo.
d) Retorna o valor do nó.
e) Declara uma variável.


Questão 10
Os elementos que efetivamente fornecem o conteúdo a ser distribuídos nas páginas, segundo o XSL-FO seriam:
a) fo:root e fo:layout-master-set
b) fo:page-sequence e fo:bookmark-tree
c) fo:layout-master-set e fo:declarations
d) fo:root e fo:sequence
e) fo:flow e fo:static-content


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESPOSTAS
Questão 1 – B
Justificativa: Apenas a seção CDATA permite elementos como sinal de maior e de menor, sem que estes sejam interpretados de alguma forma pelos parsers, o que permite, por exemplo, a inclusão de código-fonte em alguma linguagem dentro de um arquivo XML.
Questão 2 – D
Justificativa: São duas as formas de definir gramáticas: DTD e XSD. Quanto ao texto, este se refere ao DTD, pois o mesmo apresenta como características:
– Sintaxe bastante simples, mas não no padrão do XML.
– Não permite o uso de namespaces.
– Não permite a definição de estruturas de dados complexas.
Questão 3 – E
Justificativa: Devem ser utilizados namespaces sempre que duas ou mais gramáticas se cruzam dentro do mesmo arquivo XML. Entidades são utilizadas para caracteres especiais, e os demais são componentes estruturais comuns de qualquer XML.
Questão 4 – A
Justificativa: O código ASCII 65, assinalado pela entidade A corresponde ao caractere “A” (letra a maiúscula). Os demais estão corretos.
Questão 5 – B
Justificativa: São duas as formas de definir gramáticas: DTD e XSD. Quanto ao texto, este se refere ao XSD, pois o mesmo apresenta como características:
– Sintaxe mais complexa, dentro das regras do XML.
– Permite a utilização de namespaces.
– Permite a definição de estruturas de dados complexas.
Questão 6 – A
Justificativa: O comando que causa uma repetição para cada elemento do conjunto é o for-each. Com relação ao select, este determina o que será selecionado para o conjunto, enquanto os demais elementos (if, choose e when) servem para desvios condicionais.
Questão 7 – E
Justificativa: SVG (Scalable Vector Graphics) é utilizado para a construção de gráficos vetoriais em XML, sendo amplamente utilizado no HTML 5. Quanto aos demais:
– XMI (XML Metadata Interchange), utilizado para troca de informações de metadados entre ferramentas de modelagem UML (Unified Modeling Language).
– MathML, utilizado na representação de modelos matemáticos.
– SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language), para a construção de apresentações multimídia interativas.
– CML (Chemical Markup Language), para a formulação de elementos químicos.
Questão 8 – C
Justificativa: A tecnologia XSL-FO (XML Stylesheet Language – Formatting Objects), este destina-se à criação de documentos em formatos voltados para plataformas específicas, como arquivos PDF, por exemplo. Diferencia-se do XSLT padrão, pois este último faz transformações em modo texto. Quanto ao SVG, o MathML e o CML, estas são tecnologias XML para domínios específicos, sendo respectivamente: gráficos, matemática e química.
Questão 9 – B
Justificativa: Para definir o formato de saída é utilizado o comando output; value-of retorna o valor do nó selecionado; variable declara uma variável local; apply-template aplica um modelo ao elemento corrente e filhos do mesmo.
Quando utilizamos template estamos definindo o modelo que será aplicado (com apply-template) a determinado tipo de nó for encontrado em um conjunto selecionado.
Questão 10 – E
Justificativa: O nó raiz da árvore de objetos de formatação deve ser um fo:root. Os filhos possíveis do fo:root são um único fo:layout-master-set, opcionalmente fo:declarations e fo:bookmark-tree, e uma seqüência de um ou mais elementos fo:page-sequence-wrapper e fo:page-sequence. Enquanto fo:layout-master-set define a geometria e sequenciamento das páginas; os filhos do fo:page-sequence, que são chamados de fluxos (contidos em fo:flow e fo:static-content), fornecem o conteúdo que é distribuído nas páginas.


Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

outubro 28th, 2016

Posted In: Arquitetura Orientada a serviços – SOA e Webservices, Engenharia de Software, Exercícios

Tags:, ,