José Malcher Jr.

Eng. Software – Analista de Sistemas

Lista de Exercícios de Arquitetura da Informação e UX – Lista 3


Aula 03 – Questões
Questão 1
A descrição de conteúdo estabelecendo uma hierarquia dentro do texto está ligada à:
a) Sistema de busca
b) Sistema de navegação
c) Sistema de rotulação
d) Sistema de organização
e) Design estrutural


Questão 2
Qual das opções abaixo apresenta de forma correta os três elementos fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de software?
a) Dimensões navegacional, estrutural e de controle
b) Dimensões de controle, estrutural e de apresentação
c) Dimensões estrutural, de apresentação e de design
d) Dimensões estrutural, navegacional e de controle
e) Dimensões estrutural, navegacional e de apresentação


Questão 3
Marque a opção correta sobre sistema de rotulação:

a) Determina as perguntas que o usuário pode fazer e o conjunto de respostas que irá obter.
b) Especifica as maneiras de se mover pelo espaço informacional e hipertextual.
c) Estabelece as formas de representação, de apresentação da informação, definindo símbolos para cada elemento informativo.
d) Determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional.
e) Determina o design estrutural do projeto.


Questão 4
Sobre, Tarefa, Público Alvo, Metáfora e Híbrido, podemos afirmar que:
a) São categorias da informação exata.
b) São categorias da informação ambígua.
c) São categorias de sistema de rotulação.
d) São categorias de sistema de busca.
e) Não estão ligados ao sistema de navegação.


Questão 5
Mapa do site ou site map representa um:
a) Elemento de navegação
b) Sistema de busca
c) Esboço de site
d) Instrumento de navegação
e) Descrição de conteúdo


Questão 6
Qual das opções abaixo não representa uma técnica de avaliação de usabilidade?

a) Técnicas prospectivas
b) Técnicas preditivas
c) Técnicas objetivas
d) Técnicas de padronização
e) Medição de satisfação do usuário


Questão 7
O que representa familiaridade do usuário?
a) Interfaces definidas em termos e conceitos do cotidiano.
b) Os componentes da interface devem ter o mesmo formato.
c) A interface deve ter recursos para ajudar o usuário.
d) Abordar as diferenças entre habilidades e limitações dos usuários.
e) Interface que guia o usuário no processo de navegação.


Questão 8
Sobre problemas relacionados à usabilidade, o que significa trabalho adicional?
a) Causa
b) Re-design
c) Contexto
d) Retorno
e) Efeitos sobre a tarefa


Questão 9
Qual das opções abaixo está relacionada com facilidade de aprendizagem?
a) O usuário consegue fazer o que precisa de forma rápida e eficaz.
b) Medida de quanto o usuário se sente feliz em utilizar o sistema.
c) Capacidade com que o usuário começa a interagir rapidamente com o sistema logo na primeira vez que o utiliza.
d) Facilidade com que o usuário lembra como o sistema deve ser utilizado.
e) Facilidade com que o usuário acessa as opções da página.


Questão 10
A definição de que a usabilidade está relacionada às tarefas especiais realizadas por usuários específicos do produto, em determinado ambiente de trabalho, é com base em:
a) Orientada ao produto.
b) Orientada ao usuário.
c) Baseada no desempenho do usuário.
d) Orientada à facilidade do usuário.
e) Orientada no contexto de uso.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Aula 03 – Respostas
Questão 1 – C
Justificativa: A afirmativa refere-se a rótulos como cabeçalho que é uma característica do sistema de rotulação.
Questão 2 – E
Justificativa: O termo dimensões de controle não está correto e design faz parte da dimensão de apresentação.
Questão 3 – C
Justificativa: A refere-se à busca, B refere-se à navegação, D refere-se à organização e E representa a própria estrutura do projeto de desenvolvimento.
Questão 4 – B
Justificativa: São categorias subjetivas da informação ligadas à ambiguidade.
Questão 5 – A
Justificativa: É um dos elementos que norteiam as ações do internauta.
Questão 6 – D
Justificativa: Técnicas de padronização não fazem parte dos modelos de medição para avaliação.
Questão 7 – A
Justificativa: Conceitos do cotidiano fazem com que o usuário se familiarize com ícones e aparência conhecida.
Questão 8 – E
Justificativa: O trabalho adicional faz o usuário as vezes repetir uma determinada tarefa.
Questão 9 – C
Justificativa: Quando no primeiro acesso o usuário consegue interagir com o sistema significa que houve um aprendizado de forma fácil.
Questão 10 – E
Justificativa: A especificidade e o ambiente de trabalho representam contexto de uso.

 


Material retirado da Web.

Se você tiver alguma dúvida ou correção a fazer, por favor, comente! Obrigado!

novembro 19th, 2016

Posted In: Arquitetura da informação e UX, Engenharia de Software, Exercícios

Tags:, ,